PULAR MURO DA ESCOLA
Não preciso ser "alguém" para saber que pular muro é feio. Quando era mais novo em grupo com os amigos pulávamos os muros de casa, era uma brincadeira divertida e, assim, algumas habilidades desportivas sobretudo fomos adquirindo.
O que vejo hoje é uma situação que me chateia bastante, uma moda que as escolas da minha comunidade estão adquirindo, não sei de onde vem mas acredito que é uma imitação. Atualmente nas escolas do ensino médio nos primeiros dias ou mesmo semanas de aula os alunos “finalistas” é assim que são chamados têm a mania de encerrarem os portões da escola aos caloiros e obrigá-los a pularem o muro caso queiram assistir as aulas.
Imaginem só uma criança com seu uniforme escolar a pular o muro para entrar na sala de aula, um jovem ou mesmo um adulto, um senhor antigo combatente se calhar que estuda para recuperar o tempo perdido em combate, ir para escola com vontade de aprender e um individuo a interferir-lhe à entrada. Acham isso bom? Será que é regulamento da escola? Não acho!
As escolas têm que serem mais responsáveis, muito mais a Direção. Como é que os professores e diretores vão permitir que alunos obrigam os outros (na idade de filho(a), irmã(o), mãe ou pai) a pularem o muro? Os regulamentos internos não podem violar a lei, de contrário, como é que fica em caso de acidente?
Pular o muro é de bandidos, gatunos ou assaltantes e não de aluno. Vamos mudar de mentalidade:
Trabalho é trabalho!
Brincadeira é brincadeira,
Emoções incontroladas e negativas não!