A VELHIDADE

A VELHIDADE

“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.” ( Leonardo da Vinci ).

"A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura." ( Lya Luft )

“Comparando os sufixos que expressam os tempos e pessoas verbais com outros sufixos, como –ice, -idão, -idade, -ura ou -eza, formadores de substantivos a partir de adjetivos, percebemos uma bem menor produtividade desses últimos. Note-se que normalmente um adjetivo aceita somente um desses sufixos, bloqueando-se as outras formações ( quando ocorre de um adjetivo aceitar mais de um sufixo com a mesma função, o significado torna-se diferente – ver item 5.4, a respeito do principio da não- sinonímia : “velhice” “ velhidade” “velhura “velhesa” . “(Mauro José Rocha Nascimento - REPENSANDO AS VOGAIS TEMÁTICAS NOMINAIS, UFRJ, RJ, 2006).

Com base no estudo acima citado, descobri que não inventei um termo para definir a fase da vida em que muitas pessoas se sentem: entre a maturidade e a velhice com resquícios da juventude. Ele existe e é assim que descrevo:

Velhitude é ter a idade cronológica que determina a velhice, a mente da juventude e a sabedoria da maturidade.

Velhitude é ter o poder de controlar a raiva e de resolver as divergências sem destruição.

Velhitude é ter a capacidade de abrir mão de um prazer imediato para atender às necessidades de outrem.

Velhitude é ter humildade e conseguir perdoar.

Velhitude é ter a capacidade de viver em paz com o que não se pode mudar.

Velhitude é se olhar no espelho e não identificar os cabelos grisalhos, as rugas e sim, enxergar um semblante sereno, para viver com vigor e entusiasmo os chamados anos dourados da vida.

Velhitude é ter uma visão aberta e realista das coisas que realmente importam na vida.

Velhitude é encarar com tranqüilidade as próprias limitações e ter percepção das coisas do espírito e da alma; é enxergar com sabedoria de cada aspecto da vida e diante do Deus que está no controle de tudo.

Em 29/01/2012 GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 29/01/2012
Código do texto: T3469232