Como identificar o abuso de noves nos preços?
o abuso na utilização de noves nos preços de venda ao consumidor no capitalismo atual é bastante visível e evidente...
basta folhearmos os jornais que ele está lá para quem quiser ver...
muitos não se preocupam com isso e acham normal,
como se fosse uma prática válida de concorrência,
mas é evidente que o objetivo é enganar o consumidor,
dando a impressão de um preço menor do que é na realidade,
apostando na ilusão psicológica, provocada de forma subliminar...
isso se traduz, também, na poluição de noves que assola a mídia...
extremamente desagradável aos olhos,
denunciando imediatamente a intenção de enganar,
e provocando até mesmo um desvio cognitivo:
estamos encarando um verdadeiro desafio à matemática,
como se o capitalismo e suas práticas pudessem reformá-la...
então cabe indagar:
como é possível identificar, objetivamente, o abuso?
esse é um primeiro passo para colocar o capitalismo na defesa,
em prol do consumidor, da sociedade e da nossa própria cognição...
analisando os preços reais, fica logo evidente que apenas dois algarismos significativos são suficientes para expressá-los na grande maioria dos casos...
às vezes é possível expressar o preço até mesmo com apenas um algarismo e sua ordem de grandeza, como se pode ver abaixo...
desde os produtos que custam algumas dezenas de reais,
até os que estão na faixa de dezenas de milhares de reais,
todos eles podem ser suficientemente expressos por um número composto de dois algarismos (multiplicado pela ordem de grandeza),
sem a profusão de noves que os acompanham:
da propaganda da Casa & Video:
cadeira de praia: 29,99 => 30,00 = 3 X 10
bicicleta: 229,90 => 230,00 = 2,3 x 100
lâmpada eletrônica: 4,99 => 5,00 = 5 x 1
impressora multifuncional: 369,90 => 370,00 = 3,7 X 100
TV 32'': 1.399,90 => 1.400,00 = 1,4 x 1.000
em outra faixa de grandeza, automóveis:
Renault Duster: 49.990 => 50.000 = 5 x 10.000
Clio: 23.990 => 24.000 = 2,4 X 10.000
Ecosport: 44.990 => 45.000 = 4,5 X 10.000
praticamente não há exceção:
apenas dois algarismos bastam para determinar o preço,
mesmo porque, a diferença para o numero verdadeiramente arredondado é, quase sempre, menor que 0,1%! (ou seja, nada...)
no primeiro exemplo, 0,01/30,0 => 0,033%
no último exemplo, 10/45.000 => 0,022%...
isso significa que a precisão na determinação dos preços é de, no máximo, dois algarismos significativos...
e se o objetivo é "reduzir o preço",
que seja dado um desconto significativo, 1%, 5%, 10%,
porque é evidente que esses preços, com tantos noves,
não são preços com descontos e sim pura enganação...
na verdade, os preços poderiam ser efetivamente menores,
sem tantos noves e sem enganação...
a minha conclusão:
todos os preços com mais de dois algarismos significativos
ou com mais de um algarismo nove são abusivos,
destinados a enganar, apostando na ilusão psicológica do consumidor...
e mais:
o capitalismo deve ser constrangido a não utilizar esse tipo de arma suja em sua política de preços...
seja da forma que for, através de órgãos de defesa do consumidor, leis e outras regulamentações, ou mesmo com a indignação e o boicote dos consumidores...
já está na hora de dar um basta nessa prática nociva e desagradável, e nesse atentado cognitivo à nossa percepção dos números...
e não só no Brasil...
esse é um fenômeno mundial...
enough is enough!
PS: texto reeditado, livre distribuição...