Pássaros
Fico muito triste quando vejo através da TV e jornais, pássaros confinados em pequenas gaiolas, depenados, estressados, feridos e alguns, mortos. Não estou motivado apenas por campanhas ecológicas, mas por fazer parte de minha índole, isto é, compadecer dos animais e aves.
A pobreza obriga as pessoas a defender o rango de cada dia na comercialização de aves. Meu Deus! Os pássaros, não! Por quê? Primeiro: precisamos cuidar da preservação da Natureza. Segundo: é um crime previsto em lei. Terceiro: há o perigo da extinção de espécies.
Os pássaros inspiram poetas, pintores e compositores. Simbolizam diversos segmentos da sociedade. A coruja é o símbolo da sabedoria. O João-de-Barro nos lembra o construtor. A paz é representada por uma pomba. São pequenos exemplos para saber a importância dos pássaros.
As aves estão na literatura de diversos escritores. Por exemplo, no livro O Sertanejo, de José de Alencar: “No meio da orquestra concertada pelos cantos dos sabiás, das graúnas e das patativas e os gritos dos tiés e das araras”.
Lair Estanislau Alves.