COLISEU E BBB
COLISEU E BBB
Corria o ano de 72 DC quando foram iniciadas as obras do famoso anfiteatro Coliseu, em Roma. As obras levaram 8 anos para ser concluídas. Em sua inauguração as lutas e combates duraram 100dias, centenas de gladiadores e animais ferozes tombaram mortos para delírio do público. A capacidade da arena era de aproximadamente 50.000 espectadores. Um camarote era destinado ao Imperador, e antes do início das porfias todos os gladiadores presentes saudavam-no, “Salve César ! Os que vão morrer te saúdam ! O Coliseu foi palco de lutas até o ano de 404, portanto, serviu a esse propósito por aproximadamente 324 anos. A época o Imperador de plantão mandou construir o estádio para divertir o povo e aliená-lo com a política do “dai ao povo pão e circo”. Durante os espetáculos havia distribuição gratuita de pão a todos os presentes. Ao final de cada luta o Imperador consultava o povo, para determinar se o vencidos seriam ou não sacrificados. O polegar era o meio de comunicação utilizado, virado para cima significava a sobrevivência, para baixo a morte.
Passados 1688 anos e eis que surge o moderno Coliseu, que graças aos avanços tecnológicos se espalha qual praga pela sociedade brasileira. Os fins e os métodos são os mesmos, apenas as atrocidades agora são mais “civilizadas”, os participantes não morrem, apenas saem da arena e o polegar foi substituído pelo celular. “Salve Bial” os que te assistem e os que vão morrer te saúdam.
O triste se toda essa “evolução” é que passados tantos anos o que mais assistimos é a morte da inteligência.