SEXTA-FEIRA TREZE – SARAVÁ, DONA MARIA!
 
 
 
 
Dizia dona Maria nossa vizinha, na década de setenta, quando ainda morávamos em Caruaru-PE. que era Católica Apostólica Romana, entretanto, quando a sexta-feira caia num dia treze, todos deveriam levantar as mãos para os céus e gritar alto e em bom som: ‘’ SARAVÁ MEU PAI, PRO DIA SER DE PAZ!’’
 
Eu sorria e me ‘’plantava’’ em sua cozinha para comer as guloseimas que fazia especialmente para mim e escutar sua conversa inteligente, contraditória e bem humorada.
 
Quando coincidia de chegar por lá numa sexta-feira treze por brincadeira, respeito ou precaução me juntava a ela no ritual do ‘’ SARAVÁ MEU PAI...!
 
Até que um dia dona Maria morreu e ninguém se conformou, muito menos eu. Inclusive, cheguei a escrever e publicar, no Jornal Vanguarda de minha cidade, a crônica em sua homenagem ‘’Lá Se Foi Maria’’, cuja peça até hoje é considerada pelo meu pai, o meu melhor trabalho literário.
 
Mas essa não é a questão. A questão é que há muito tempo não me lembrava de momentos assim, os quais, de tão distantes, parece até que nem os vivi.
 
Contudo, hoje é sexta-feira treze, o dia está lindo e o meu coração está numa paz infinita.
 
SARAVÁ, DONA MARIA!
 
 ********** 
 
Publiquei ''Lá Se Foi Maria''  no  RL em  26/06/2008
 
Para ler o link é:   
 
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1051690