DEMOCRACIA BRASILEIRA

DEMOCRACIA BRASILEIRA

Propala-se aos quatro ventos que o Brasil vive em uma democracia. Creio que há controvérsias, porque democracia não se resume ao voto e a liberdade de expressão. Alias, tocando no assunto, viver democraticamente, não significa ser OBRIGATÓRIO ir votar e nem e tão somente, espernear pelas ruas e escrever ou falar o que vier na veneta. É louvável a liberdade de expressão, mas não há nenhum louro. A grande imprensa é uma concessão do estado, portanto, com liberdade vigiada e sujeita a retaliações.

Passaremos a ter melhores dias democráticos, quando tivermos atendidas as prioridades para a educação, saúde e segurança. Não que essa panaceia resolva sozinha todos os problemas, mas que é o pilar da democracia, lá isso é.

O sistema educacional brasileiro, embora com avanços, nem de longe consegue formar a maioria das pessoas, criando massa critica, para o pleno exercício da cidadania.

O sistema de saúde é cruel, com quem mais necessita de seus préstimos. Diga-se também, que boa parte dos problemas de saúde, são provocados pela falta de educação.

O sistema de segurança é inepto e só funciona, alguma das vezes, quando sob os holofotes da imprensa. Acrescentando o sistema judiciário a esse tema, aí então é que a democracia vai às calendas. Impunidade é a tônica da degradação dos costumes.

Numa democracia além de direitos, devem existir prioritariamente deveres. Não há sociedade que consiga crescer com direitos e sem deveres. Há necessidade de estabelecimento dos Deveres Humanos em consonância com os Direitos Humanos.

Por enquanto, vivemos numa democracia de alguns e para alguns. Nunca, em um estado democrático, poucos democratas deveram tanto a tantos.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 12/01/2012
Código do texto: T3437356
Classificação de conteúdo: seguro