O PRIMEIRO ACARAJÉ A GENTE NUNCA ESQUECE!
Hoje 25/11 é o dia delas! Uma homenagem às queridas, lindas e guerreiras Baianas do Acarajé!
Fome, muuuita fome depois de uma boa caminhada pela praia no Jardim de Alá – Salvador/ Bahia, com minha amiga Simone.
Ansiosa, me aproximo da paisagem de uma exótica (pra mim) barraca de baianas! Os aromas picantes já atraíam há uma boa distância. A imagem é linda! Grandes tachos de cobre e, o mais encantador, aquelas baianas em seus trajes bordados e muito alvos contrastando com suas invejáveis peles negras, semblantes tranqüilos e corpos avantajados e fofos a lembrar um aconchegante colo de mãe!
Peço que o meu estreante acarajé seja preparado sem camarão e com pouca pimenta. Apesar de há muito tempo eu não comer frituras, foi bem interessante ver aquela massa borbulhando no óleo quente e perfumado sendo manuseado por mãos tão habilidosas.
Pois bem, sentando ali mesmo nos simpáticos banquinhos, sentindo uma brisa fresca de fim de tarde, parto para a primeira mordida. Hummm! Bom demais! Minhas células agradeciam aquela abundância de carboidratos, óleos e temperos fortes, expulsando aquela fome louca que as torturava. Na segunda mordida meus olhos e nariz começam a vazar lágrimas quentes, socorridas pela própria canga que me enrolava. Socorro! Isto é pouca pimenta? É sim moça! Só umas gotinhas! Viiche! Manda uma água, por favor, senhora? (ainda que eu nunca beba quando estou comendo) Alívio... temporário... ainda tenho fome. Avancei mais duas mordidas! Muito sabor, crocância e... ardência total, boca, lábios e dedos lambuzados!! Mais água e desculpas às baianas por deixar grande parte da iguaria sem os devidos préstimos!
Minha amiga, mais experiente na típica culinária, era só risadas!
Bora pro hotel. Logo mais, eu num bom cochilo e o telefone tocando... os amigos chamando pra jantar. Qual o quê? Não janto hoje e acho que estou alimentada pelos próximos meses!! Mais risadas, sensação pós rodízio de pizza e... mais sono e prostração. Isto é o que eu chamo de atração fatal, êxtase e... arrependimento!
Querido acarajé, a experiência foi incrível! Saiba que vai ficar pra sempre em minha memória, sempre te amando e te respeitando, somente na saúde, porque vai ser eu aqui e você aí até os últimos dias de minha vida!
Queridas Baianas do Acarajé, exemplos de força e de fé! Felizmente o mundo não é feito só de gente fresca como eu! Então, rogo aos Orixás para que essa cultura se perpetue e continue fazendo a alegria de tanta gente que sabe degustar e se deliciar com a sua arte!