ESTOU CANSADO DO NATAL
Por Carlos Sena
Por Carlos Sena
Estou cansado de passar boa parte do ano cercado de algumas pessoas para quem o natal é apenas "ôba-ôba"; essas pessoas adoram amigo secreto (oculto), mas passam a vida sendo inimigos ocultos, patrocinando todo tipo de disse-me-disse, puxando tapetes dos outros e posando de moralistas. Estou cansado de conviver com isto e no final do ano vê-los desejar feliz natal e feliz ano novo sem, sequer, lembrarem-se do "dono da festa"; cansa-me ouvir essa tal música JINGLE BELLS que as lojas repetem, incansavelmente, durante o mês de dezembro. Elas perdem o simbolismo que alardeiam, pois viram anuncio de venda em lojas e supermercados como se mercadorias fossem - lembram mais a cantiga da perua que, de pior a pior é uma só! Estou cansado dos pedidos de caixinha nas lojas, na portaria do meu prédio, nos sinais de trânsito, em toda parte, por conta de ser natal. Estou cansado da propaganda que se faz em torno da ceia de natal dos que têm mesa farta. Os que não têm o que comer o ano todo são convidados a se sentirem muito mais à parte do que seria um natal verdadeiro e fraterno. Estou cansado do chamado bom velhinho, meio idiota, que não se cansa do bordão “ô, ô, ô”. A gente o importou das “Cucuias” pra iludir as crianças, como se elas não tivessem seus sonhos próprios e o que é pior: com o beneplácito dos pais. Estou “sem saco”, enquanto ele (o velhinho idiota) está de saco cheio de mentiras em forma de presentes, mas conforta-me saber que ainda há crianças que correm com medo dele. Estou cansado de ver tanta gente apostando no ano novo sem apostarem em si e em Deus. Estou cansado desses enfeites de natal (que estão mais pra carnaval) utilizado nas casas e que os prefeitos utilizam nas ruas das cidades. Muitas vezes retiram verba da saúde e da educação para decorar as ruas no natal. Têm lá sua beleza, mas no geral ajudam muito mais a colorir o lixo das ruas, os buracos, a sujeira, a falta de amor pela própria cidade pelos governantes. Estou cansado dos abraços daqueles que passam o ano todo sem te abraçar, nem te sentir, nem te ver; cansado das trocas de presentes interessadas em outros presentes de retribuição; cansado igualmente, das chantagens emocionais que a pobreza faz nas ruas só porque é natal - pobreza material não instiga pobreza espiritual. Estou cansado dos rótulos do natal: eles superam a embalagem suprema que é JESUS... Só não canso nunca da missa do galo. Esta, pra mim é o natal que predomina nos meus altares interiores. Só não canso no natal, de observar aqueles que, como eu, procuram o ano todo fazer o bem e respeitar o próximo (nem sempre consigo) pela certeza de que em cada “próximo” está contida a imagem de JESUS. Só não estou cansado do amor. Mas continuo cansado desses natais de superfície. As superfícies sustentam a poeira, porque nas profundezas dos rios e mares, é que se encontram as pérolas e o outro que, nestes tempos podemos chamar de JESUS.