O pé de jaca
O pé de jaca
Não sei se todo mundo conhece um pé de jaca. É uma árvore frondosa, de galhos fortes, onde os frutos nascem pequeninos e de repente, tornam-se gigantes, pendurados nos galhos mais fortes. São tão pesados, que caem de maduros. Acho que a mesma coisa está acontecendo com os ministros da Dilma. Tão logo começam a amadurecer nos cargos, vão despencando dos galhos, a maioria por terem engordado demais ao digerir as delícias de privilégios, que às vezes ousamos chamar de corrupção. Eu já falei e repito: ninguém faz corrupção sozinho. Os coitadinhos são apenas peças da engrenagem que movem esse país, separando o joio do trigo. É claro que o joio são os poucos que formam grupinhos para armar esquemas, enquanto o trigo somos nós, que com ele fazemos e comemos o pão que o diabo amassou. Entra governo, sai governo e a história não muda, sempre tem aqueles que levam vantagem, ajeitam suas vidas para sempre com propinas e desvios de verbas públicas, superfaturamento de obras e outras coisas mais, que vão lhes garantir patrimônios estrondosos, que ninguém lhes toma. E quando ainda acontece de caírem no foco da mídia, e ter que justificarem os meios que usaram para atingir os tão gloriosos fins, a turma inteira do pé de jacas se une, numa solidariedade comovente, para que o pobre coitado tenha direito a uma aposentadoria , muitas vezes indecente, ou um carguinho discreto na engrenagem que roda só para garantir a impunidade dessas frutas podres. Eu só sei que estou ficando com vergonha de ver tanta gente despencando, mostrando que o cultivo do pé de jaca foi totalmente fora dos padrões do que seria necessário para que a produção rendesse bons frutos, que não apodrecessem tão depressa, não nos dando nem a chance de imaginar que gosto teria esse país, se as frutas chegassem ao ponto de serem dignas de serem expostas no mercado.