A DOR, O ÔNIBUS LOTADO, AS LOURAS FELIZES E O PÃO DOCE ESQUECIDO.
QUINTA FEIRA, VINTE DE OUTUBRO, CINCO DA "MATINA". JÁ DESPERTA E COM TUDO ORGANIZADO DESDE A NOITE ANTERIOR, APÓS TODO O RITUAL MATINAL, PUS-ME NA ESTRADA, O OBJETIVO ERA CONSEGUIR UM MÉDICO, NÃO ME SENTIA BEM.
ENTREI NA PRIMEIRA CONDUÇÃO O "CANHENGUINHA" UM MICRO ÔNIBUS COM A FUNÇÃO DE LEVAR OS PASSAGEIROS PARA UMA INTEGRAÇÃO, AFIM DE QUE OS MESMOS POSSAM ENTRAR EM UM OUTRO, QUE OS LEVE AOS SEUS DESTINOS. OLHEI NO RELÓGIO, CINCO HORAS E TRINTA E DOIS MINUTOS. PUXA! EMERGÊNCIA? DEVE TER GENTE SAINDO PELO LADRÃO!
AO CHEGARMOS NA INTEGRAÇÃO, O SEGUNDO ÔNIBUS
SAIU QUASE QUE DE IMEDIATO.
QUINTA FEIRA, VINTE DE OUTUBRO, CINCO DA "MATINA". JÁ DESPERTA E COM TUDO ORGANIZADO DESDE A NOITE ANTERIOR, APÓS TODO O RITUAL MATINAL, PUS-ME NA ESTRADA, O OBJETIVO ERA CONSEGUIR UM MÉDICO, NÃO ME SENTIA BEM.
ENTREI NA PRIMEIRA CONDUÇÃO O "CANHENGUINHA" UM MICRO ÔNIBUS COM A FUNÇÃO DE LEVAR OS PASSAGEIROS PARA UMA INTEGRAÇÃO, AFIM DE QUE OS MESMOS POSSAM ENTRAR EM UM OUTRO, QUE OS LEVE AOS SEUS DESTINOS. OLHEI NO RELÓGIO, CINCO HORAS E TRINTA E DOIS MINUTOS. PUXA! EMERGÊNCIA? DEVE TER GENTE SAINDO PELO LADRÃO!
AO CHEGARMOS NA INTEGRAÇÃO, O SEGUNDO ÔNIBUS
SAIU QUASE QUE DE IMEDIATO.
CHEGUEI AO MEU DESTINO EXATAMENTE AS SEIS HORAS E DOZE MINUTOS.
SURPREEEESA!?
ONDE ESTÁ A UNIDADE DE SAÚDE EMERGENCIAL?!
OLHANDO PARA O PRÉDIO DEPREDADO, DECEPCIONADA E COM DOR, OLHEI EM VOLTA VI UMA JOVEM QUE SE APROXIMAVA DE UM VEÍCULO.
_BOM DIA, POR FAVOR AQUI FUNCIONAVA UMA EMERGÊNCIA? O QUE ACONTECEU?
_SIM, MAS FOI TRANSFERIDA PARA PEIXINHOS. DISSE ENTROU NO CARRO E SE FOI.
FICAMOS: EU E AS DORES.
A DOR FÍSICA, UM PÁLIDO ICÔMODO.
E A DOR MORAL, ESSA QUE LAVA A ALMA, EXPURGA OS MARTÍRIOS, QUE TENHAMOS POR VENTURA INFLIGIDO A OUTROS, E NOS FAZ ORAR, ORAR MUITO!
PORQUE DIANTE DO QUE NÃO PODEMOS MUDAR, SÓ A ORAÇÃO NOS FORTALECE!
_ALÔ JOSUÉ? ADIVINHA? A EMERGÊNCIA NÃO EXISTE MAIS NESSE ENDEREÇO, NÃO VOU FICAR ANDANDO SEM SABER PRA ONDE, VOU TRABALHAR SE NÃO MELHORAR
PROCURO OUTRA EMERGÊNCIA.
DEVAGAR, SEGUI EM DIREÇÃO AO PONTO DE ÔNIBUS, COM TEMPO DE OBSERVAR O MEU BELO VARADOURO, AS PESSOAS, AINDA SEM TANTA PRESSA E O TRÂNSITO,
CALMO COMO NOS PRIMEIROS ANOS DA INVENÇÃO DO CARRO.
HUM!! CHEIRINHO DE PÃO SAINDO DO FORNO.
AH! PADARIA GLOBO!
ENTREI E COMPREI DOIS PÃES DOCES.
ATRAVESSEI A AVENIDA E FIQUEI A ESPERA DO ÔNIBUS,
O ÔNIBUS CHEGOU E QUAAAASE NÃO ENTRO DE TÃO CHEIO, FIQUEI POR ALI MESMO DIVIDINDO COM OUTRAS PESSOAS O MINÚSCULO ESPAÇO ENTRE A PORTA E A BORBOLETA, QUE DÁ ACESSO AO RESTO DO ÔNIBUS.
DUAS LOIRAS FALAVAM SORRIAM, E FAZIAM A ANIMAÇÃO DO ÔNIBUS.
CURVA VAI, CURVA VEM E EU TENTANDO PROTEGER OS DOIS PÃES.
_HUM, QUE CHEIRO É ESSE!? PERGUNTOU UMA DAS LOIRAS.
_PÃO DOCE. RESPONDI, APENAS COM OS LÁBIOS.
_PÃO DOCE?
_UM PÃOZINHO AGORA VAI BEM. FALOU A OUTRA.
AÍ O PÃO DOCE, VIROU O SONHO DE CONSUMO, DOS AINDA SONOLENTOS, " HERDEIROS DA BURGUESIA".
_OLHA "tÁ" CHEGANDO PERTO DO MEU TRABLHO QUER UM?
_NÃO, NÃO OBRIGADA!
O MEU "VEM," CARTÃO DE PASSÁGEM FOI DE MÃO EM MÃO ATÉ CHEGAR NO COBRADOR QUE O PASSOU NA MÁQUINA LEITORA.
DE POSSE DO MEU CARTÃO, DESCI NA MINHA PARADA, ENQUANTO OUVIA:
_TENHA UM BOM DIA.
_BOM CAFÉ HEIN?! . DESCENDO, RESPONDI PRA UMA DAS LOIRAS QUE AINDA PUDE VER ANTES DA PORTA SE FECHAR.
_OBRIGADO E CONTINUI SENDO FELIZ!
NO TRABALHO, NÃO COMI O PÃO DOCE, MEU COLEGA COMEU UM, EU PREFERI UM FRANCÊS.
NO FIM DA TARDE AO SAIR AS PRESSAS PARA UMA EMERGÊNCIA, ACABEI ESQUECENDO O PÃO!