BOM DIA
Por Carlos Sena
Por Carlos Sena
Procuro dar bom dia: "Bom dia moço!" O moço da rua nem me olhou. "Bom dia", falei dentro do elevador! “Bom dia”, responderam um ou dois que lá estavam, embora uma resposta chocha. “Bom dia para todos!”, falei ao adentrar num setor de trabalho no serviço público, mas ninguém nem tchum! Bom dia sol, bom dia Sr. dia, bom dia eu bom dia tu, bom dia rabo do tatu. Essa cena meio script, de fato, não aconteceu comigo, nem irá, mas deixa muita gente “P” da vida por conta de uma negativa de resposta ao BOM DIA que POR MIM foi dado.
Não me preocupo com isto, porque o meu desejo de bom dia quando verbalizado não transforma o dia ruim em dia bom, nem o de ninguém o meu. A melhor definição disto é SCRIPT, ou seja, um quebra-gelo que utilizamos para interferir na monotonia que geralmente acontece quando as pessoas se encontram e que, por suposta educação, dizem BOM DIA. Como sempre sou prático com a vida, entendo que BOM DIA não enche barriga de ninguém. Contudo quem me dá bom dia eu respondo nem sempre com outro, mas até mesmo com uma vênia na cabeça, um sorriso, ou mesmo verbalizando BOM DIA.
Na sociedade de consumo, nada que se dá presta. Novamente sendo prático, se conselho fosse bom não se dava e se BOM DIA funcionasse como sinônnimo de dia bom não se dava, vendia. Mas há quem sofra o dia inteiro por conta de que alguém nem lhe deu bom dia – há pessoas muito ligadas no que os outros dizem ou pensam a seu respeito, quando na verdade são elas mesmas que deveriam pensar a respeito de si mesmas. Acho que a gente, efetivamente dá bom dia a quem a gente ama; a quem a gente, de fato, deseja um BOM DIA. Bom dia é feito natal: no final do ano todo mundo nos deseja feliz natal, mesma passando o ano todo nos infernizando a vida, esquecendo que natal é todo dia.
Portanto, prefiro dar bom dia ao dia, boa noite à noite. Como quem cala consente, o dia e a noite nunca deixam de me responder com seus silêncios: a noite com a madrugada longa e o céu estrelado; o dia, com o sol radiante nos brindando na beira mar do mar de BOA VIAGEM. “Bom dia”: estava escrito na toalha do banheiro. Adorei. Olhei pra ela e nada disse, como quem calando estivesse consentindo. Bom dia, leitores do Recanto das Letras.