PÉROLAS AOS PORCOS...
Pérolas aos porcos...
“Do not give what is holy to dogs, or throw your pearls before swine, lest they trample them underfoot, and turn and tear you to pieces.” (Mat. 7, 6)
É chato ser repetitivo? É. Mas existem pessoas que merecem essa repetição. Toda a mídia vive batendo na mesma tecla. Para que as pessoas se unam nesse planeta, que muito em breve será chamado Planeta LIXO. Mas de nada adianta tais apelos. Se na própria escola, quando a professora fala do Lixo no Lixo, o aluninho acaba jogando seu papel de balas no chão. Quando a CIRETRAN organiza a Semana do Trânsito nas escolas, a maioria dos alunos sai correndo pelo meio da rua. Se o Sérgio Groisman pede na TV que as pessoas saibam dar um destino para o seu lixo, eles não estão nem ligando. Querem ver a novela.
Nós não vamos endireitar o mundo. E o Brasil só vai melhorar daqui a mil anos. Mas vamos aqui usar a parábola do passarinho que com o seu biquinho levava uma gotinha d água para apagar um grande incêndio. E é emblemático quando responde que fez a sua parte.
Então vamos melhorar onde vivemos. Vamos limpar as bocas-de-lobo, nem que não sejam na nossa rua. Já citei aqui que uma professora saiu da procissão para pegar um pedaço de madeira com prego para colocar no seu devido lugar: no LIXO.
Um dia foi pedido para um gari que pegasse um ramo de árvore que estava atrapalhando o trânsito, ele respondeu. Não é no meu território. O território do cidadão é o Brasil, gente! Ou estou errado? Como diz o Datena?
Pare, pense e raciocine meu irmão. Amanhã você vai pegar um papel de balas e colocar no primeiro lixo que achar. E a natureza vai lhe agradecer. Vamos fazer uma cidade exemplo...
Joaquim Távora, 17 de outubro de 2011. Theo Padilha.