A Vitória do Rabo Preso
Ontem Waldemar da Costa Neto (PR) foi absolvido na CPI que investigava irregularidades no Ministério dos Transportes.
Em julho descobrimos que esse Ministério estava como a maioria das estradas e rodovias de nosso país: cheio de buracos. Buracos criados pelo desvio de verbas, o superfaturamento.
Para mim não foi nenhuma surpresa ver Waldemar envolvido no escândalo. Como dizem, o seu passado lhe condena: em 2005, foi revelado que sua participação no Mensação era grande. Ele renunciou seu cargo de deputado por causa das CPIs e alguns anos depois voltou a pisar em Brasília, só que agora como parte doi gabinete de Alfredo Nascimento, Ministro dos Transportes durante todo o governo Lula.
Por que Waldemar foi absolvido? A resposta é simples: rabo preso. Desde que o caso do Mensalão veio á tona, muitos políticos aprenderam com Roberto Jefferson que caguetar pode ser uma arma em tanto para não se comprometer sozinho. Não duvido nada que Waldemar tenha sua listinha negra, com os nomes de muitos deputados e senadores envolvidos em outros esquemas.
E por que Alfredo Nascimento não foi absolvido? Com Alfredo a questão foi muito mais visível. Seu sumiço temporário e sua reaparição polêmica com um discurso no qual demonstrava o seu rancor com o governo de Dilma pesaram demais na conta. Alguém precisava ser punido, para dizer que no Brasil existe justiça, e Alfredo era o mais cotado. Punido em partes, porque até hoje a investigação sobre as ações dele e de seu filho não começaram e pode ser que elas demorem a acontecer, o que permita que ele use seu plano B: se candidatar á prefeitura de Manaus.
Só mais uma coisa: ontem, no mesmo dia que Waldemar era absolvido, manifestantes plantaram milhares de vassouras perto do Congresso, uma para cada deputado. Simbolizando a faxina que precisa ser feita na nossa política. Acho que essa faxina vai precisar de muito mais que vassouras. Talvez água sanitária, desinfetante, esponja, palha de aço, rodo e muita vergonha na cara ajudem.