Não há certo ou errado, mas escolhas e consequências
Fica a seu critério decidir o que quer e/ou vai fazer, portanto, que saiba do risco de ter de arcar com sérios resultados depois. Você pode ser o que bem entender e também optar por agir inconsequentemente, tudo bem, isso é uma escolha. Pode querer viver por si mesmo, de carona na vida de quem está ao seu lado, ou pode saber verdadeiramente a importância de se fazer as coisas da maneira adequada, seja da forma que for. Pode ser amigo, inimigo ou daqueles que só está presente porque sabe que sem isso não chega a lugar nenhum. Pode fugir de tudo o que for preciso e proposto para você, ou então estar firme em sua posição, sabendo levar algo até o fim. Pode não fazer nada, ou até mesmo fazer por você e por muitos. Assumir suas responsabilidades e obrigações, mostrando ser capaz o suficiente de merecer algumas linhas em seu "livro" de deveres cumpridos, de metas atingidas, e seguir para o próximo objetivo. Tudo depende única e exclusivamente de você. É preciso aprender, se da maneira certa, excelente; se da maneira errada, todos nós temos de saber lidar com o que está prestes a vir, seja bom ou ruim. É preciso ser responsável e saber lidar com determinada situação, lidar com as consequências; principalmente a de nossos atos. Ninguém obriga você a ser de determinado jeito, fazer determinadas coisas ou cumprir com o que precisa. Mas fica por sua conta fazer ou não aquilo que julgar necessário, principalmente em se tratando de algo que envolva outras pessoas. Pode viver de forma impensada ou aprender desde agora a crescer. Ninguém o ensina a viver, você simplesmente o faz. Mas saiba e nunca se esqueça: a partir do momento que você semeia, é obrigado a colher. O que você está semeando? E o que deseja semear? Não para o amanhã, mas para o seu futuro...