AVANTE, AMÉRICA!
Após um jejum de cinco jogos sem vencer - sendo que o anterior já deu início à reação, quando empatou, fora de casa, em zero a zero com o Bahia - o América deu início à tão necessária e esperada reação para sair da zona de rebaixamento, ao vencer o Vasco da Gama pelo brilhante placar de 4 X 1.
Uma vitória se conquista quando todos os componentes da equipe se deixam encharcar de motivação e entusiasmo e passam a acreditar em suas potencialidades. Antes da busca individualizada pelo estrelato é necessário o comportamento coletivo, solidário, com a busca de um objetivo comum: a tão sonhada vitória. A vitória não pode ser traduzida na garra, raça e determinação de um único elemento em campo; a beleza se dá quando se pode perceber o comprometimento e o entrosamento do grupo. Aí, sim! A vitória tem um gostinho "sui-generis" e uma imagem de "santa ceia", pois, o pão se repartiu entre todos.
Um time que foi elevado à 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro precisa acreditar mais, precisa sonhar mais, precisa encantar mais...
Queridos jogadores do América Mineiro, Guimarães Rosa disse que "o animal satisfeito dorme". Portanto, eu suplico: que a satisfação pela vitória alcançada não dure mais que o tempo necessário e que desperte em vocês a sensação - não de prepotência! - de que é possível ir muito mais longe; sair da zona de rebaixamento e ocupar o degrau da escada que se destina aos incansáveis, determinados e humildes heróis.
Acreditem! Vocês podem mais... muito mais! Ainda hei de vê-los honrando "o nome de Minas, no cenário esportivo mundial".
Avante, América! Dá-lhe, Coelho! Mostre-nos com quantas cenouras se conquista um lugar ao sol!
Alexandre Brito - 05/09/2011
(*) Imagem: Google