Circo de horrores
A nova onda do MEC agora é promover o “Falar errado”. Uma revolução que visa deseducar os queridos brasileiros. Segundo os noticiários, o ministério da educação adotou o livro ‘Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender’ em que o autor afirma e ensina aos aluno que não há necessidade de se seguir a norma culta para a regra da concordância.
O que deve ser aprendido e ensinado é que é correto falar: “Nós vai lá pra baixo”, “a gente vamos passar na prova” e por ai vai (é correto e deve ser estimulado). Inicia-se o circo dos horrores, em que o pobre do português é levado à forca, sem um pingo de piedade.
Os autores ainda afirmam sobre um novo “crime”, o preconceito linguístico... Se essa moda pega – e como aqui nada me surpreende – falar corretamente e corrigir poderá ser considerado passivo de consequências penais, os podres “delinquentes da norma culta” correm o risco de ter que pagar multa e até ficarem presos... Chega a ser cômico, de uma forma bizarra, mais cômica. Já imaginou ler noticias assim: Professor é preso, acusado de preconceito linguístico ao corrigir um aluno em sala de aula.
Ai ai... É quando me deparo com coisas assim que envergonho-me dos meus governantes e principalmente de uma população passiva. Questiono-me o que esperar de ministros da (des)educação que apóiam tal coisa. Aderir a isto é o mesmo que regredir.... Mais afinal, quanto menor for o grau intelectual do povo, melhor para os governantes, não é mesmo?! O começo dessa nova revolução contra a tão sagrada EDUCAÇAO, foi a exclusão do diploma para jornalista, depois o kit homofônico para escolas públicas e agora aderir a tal absurdo.... E quando eu penso que já vi de tudo nessa minha amada nação, ainda sou capaz de me surpreender...
Hari Alves
PS: Para quem não viu tal matéria, segue um link : http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/05/12/livro-usado-pelo-mec-ensina-aluno-a-falar-errado/?allcomments
Tx. de Freitas - BA, 31 de agosto de 2011