A você, minha saudade e gratidão
Confesso que quando você chegou ao nosso convívio, achei uma loucura, uma insensatez... ainda assim você veio, ainda um bebê, arrancado da sua mãezinha e dos seus irmãos. Você chegou era fofa, branquinha e eu tive medo.
Tive medo, sim, não pelo que você era, mas pelo que você poderia ser... Mas você ficou e foi conquistando todos nós, crescendo com nossas crianças e nos ensinando a retornar para nossa infância.
Você cresceu, se tornou um "mulherão". A admiração por você também foi crescendo junto com a gente. Eu chegava perto de você e não tinha mais medo. Você mostrava a sua doçura e nos dava segurança. Com você, aprendemos a dormir com a janela aberta porque você estava ali, garantido nossa segurança.
Ainda me lembro bem como você se arrepiava quando ficava brava, e como você também se deixava conquistar. Eu não conseguia sair com você, apesar de sua disciplina, sua força era tão maior que a minha.
Tudo isso foi importante, tantas coisas aprendemos, mas o mais importante ainda não falei... com você que eu realmente aprendi a amar os animais, você me ensinou isso, me conquistando. Assim, ensinei aos meus filhos o que você me ensinou com a sua vida, com a sua proximidade. Eu nunca esquecerei isso, como também não esquecerei tantas outras coisas...
Agora você nos ameaça, não com o seu latido ou a sua imponência; ameaça a nos deixar... órfãos de você ficaremos, porque você faz parte de nossa família, de nossa vida, de nossa história.
Nunca poderemos mudar o rumo da vida, do destino; ainda assim você mudou o rumo dos nossos corações, nos ensinando o amor, a fidelidade a alegria de uma companheira inesquecível... Te amaremos para sempre, Kira! Siga o teu caminho, como tem que ser, e saiba que deixará uma lágrima em nós e uma eterna saudade.