A FACE OCULTA DA LUA

A lua tem uma face que nunca é vista da terra, e chamada de “face oculta da lua”. E isso é um fato intrigante. Como que um astro só se mostra de uma face. Nesse caso eu diria que é a costa da lua, já que a face é coisa que se mostra, enquanto que, as costas, raramente. Como a face oculta da lua, há quem esconda um lado da sua vida e só mostre o outro, aquele que resplandece, que brilha, ou o sorriso, mesmo que seja amarelo.

Em sites sociais de relacionamentos e de busca de parceiros, normalmente lemos os perfis de quem está buscando parceiro para se relacionar; seja para namorar, ficar ou casar. E, nesses perfis, as pessoas se dizem sinceras, honestas, transparentes, leais, companheiras, amigas, carinhosas, meigas, etc. Raramente dizem: um pouquinho mandona (só um pouquinho); tenho alguns defeitos como todo ser humano. Nunca dizem: sou relaxada, não gosto de trabalhar, ou seja, sou preguiçosa; sou irresponsável, imatura, exigente; tenho manias; sou frigida; gosto de fetiches; sou provocadora; brigo por bobagens; sofro de TPM; sou ranheta; gosto de sair com amigas sem ter hora pra voltar e sem ninguém por perto controlando-me; não gosto de dar satisfação da minha vida; não levo nada a sério; tenho filhos mau criados, desobedientes, mau caráter, os quais eu não soube criar, etc. Além de que gosto de usar e abusar de cartão de crédito, sem que o marido diga nada.

Tais dizem querer um parceiro para se relacionar, o qual seja fiel, carinhoso, leal, companheiro, dedicado. Nunca dizem: só para pagar as contas, que eu costumo fazer confiando no futuro incerto. Houve um perfil que li que enumerava itens e subitens das características do pretendente. E, dentre eles, um que dizia: que faça sexo sem tirar a roupa, invocando a bíblia como argumento.

Eu tenho dito que poucas coisas me surpreendem nesse mundo. Mas essa surpreendeu-me.

Assim, são exigentes, querem um amor incondicional, mas impõem as suas condições, mostrando apenas o lado brilhante e ocultando o lado negro, que só pode ver-se depois que olharmos tal estrela pela costa. É a tal maquiagem ou a cera a qual disfarça o defeito do vaso ou da peça, a fim de que o interessado o leve, após pagar o preço, e que, se não gostar, não poderá devolvê-lo, ou, se isso fizer, não terá o valor pago de volta.