Nossas insatisfações
Acordo, olho o dia que chega frio, insensível aos nossos medos, às nossas dores, às nossas ausências. O mesmo dia que amanhece frio, ganha um sol quente, que nos aquece o corpo, os desejos, as venturas. É o outono que se faz presente nas nossas vidas.
Ainda que o frio me desanime a acordar, a me levantar da minha cama quente, lá vou eu escolher a roupa, o perfume, o sapato e a bolsa mais adequada àquele dia de outono.
Olho o céu pela minha janela e tento adivinhar se teremos chuva ou não. Em dia de chuva, uma bota cai bem; o mesmo não acontece em dia de sol. Tento escolher com a maior precisão possível para não errar...
Faço a primeira refeição do dia. O dejejum tem de ser perfeito, para que o dia assim prossiga. Quase sempre acompanhada, aprecio o gosto do café quente, que também me aquece naquele instante.
Estou quase pronta para o mundo, mas sempre me pergunto se ele está pronto para mim... minhas loucuras, minha lucidez, minha sensatez ou insensatez... minhas reflexões são sempre insanas. Não estou pronta para o mundo, ou talvez, ele não esteja mesmo pronto para mim.
Somos repletos de insatisfações que nos circudam a todo momento. É o ambiente que não é propício, é a água que está muito fria, é o sol que não me aquece o suficiente... são tantas coisas... e não é nada.
Nossas vidas são iguais. Ninguém vive plenamente satisfeito. Se temos um emprego, queremos um melhor; se temos uma casa, queremos uma maior; se temos um filho queremos dois ou nunca deveríamos ter tido nenhum.
Nossas insatisfações são na verdade a nossa incapacidade de lidar com a realidade, de compreender o outro, de viver com o que temos, de aceitar o que não pode ser mudado, de mudar o que não pode continuar como está.
Andamos sempre numa mesma direção. A mudança é difícil, às vezes, doída. Não há receita de bolo para a vida. Ela é assim... e assim vivemos com nossas insatisfações.
O dia passa e ele acontece exatamente como tem que ser. A noite chega, com ela o descanso do corpo, as reflexões do dia, a conversa familiar. A noite prepara um novo dia. Um dia como tem que ser.