SONHO E PERFUME

Poderá alguém sonhar com um ótimo perfume, gostar tanto dele que, ao despertar continuará sentido o seu aroma? É lógico que é algo, praticamente, impossível. Até que poderia ter lógica, assim como quando se tem outro sonho tão forte, parecendo real, como se diz, e ao se acordar, sente-se, por exemplo, uma dor fictícia no local onde no "mundo onírico" se sofreu uma topada ou um até um tiro. O inconsciente é algo poderoso, misterioso e totalmente bem distante da nossa vontade, do nosso desejo e talvez por isso, amiúde, temos sonhos mirabolantes, coisas que em sã consciência, quando estamos acordados, jamais seremos capazes de concretizar. Os exemplos são infindáveis.

Mas, por falar em sonho, haverá alguma semelhança entre o fato de, na vida real, ao passarmos por alguém na rua e, imediatamente, ao se sentir o aroma do perfume que tal pessoa está usando, fazendo-nos lembrar alguém que marcou bastante a nossa vida com o fato de se ter sonhado com o mesmo perfume e no dia seguinte termos aquela sensação de lembrarmos de tal pessoa por causa disso? Parece que são situações delicadas que nem Freud explica! Ou será que sim? Afinal, são os mistérios do subsconsciente humano, onde através da psicologia surgem várias conjeturas, hipóteses.

O certo é que o tipo de sonho sempre agradável é o que não se esquece facilmente logo que se acorda. Pelo contrário, parece que continua no nosso pensamento por um bom tempo. E o que é interessante é que, quando a lembrança de alguém é ativada por algum perfume, o seu semblante torna-se nítido na nossa mente, causando algum deleite e para completar a coincidência só falta mesmo surgir uma telepatia e naquele mesmo dia concretizar um encontro inesperado com aquela mesma pessoa que invadiu o nosso âmago, quer através de um sonho ou de algum perfume marcante e delicioso. Afinal, são os mistérios da vida!

João Bosco de Andrade Araújo

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 17/06/2011
Código do texto: T3041060