SER CANHOTO, EIS A QUESTÃO

SER CANHOTO, EIS A QUESTÃO

“Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio” (Albert Einstein) - Canhoto Famoso

Estamos no século XXI, mas os resquícios de uma época em que os canhotos enfrentavam dificuldades ainda estão presentes para muitos, basta citar algumas situações enfrentadas no dia – a – dia:

A carteira escolar, na maioria das escolas, o aluno que não tem problema de coluna, passa a ter; a espiral do caderno entra em atrito com o punho; as réguas têm numeração da esquerda para a direita; só o canhoto sabe como as tesouras impedem que se veja o que está sendo cortado; e o abridor de latas, alguém já viu algum canhoto conseguir a façanha de abrir uma lata com aquele, tipo borboleta? e lidar com as maçanetas das portas! Os telefones públicos sempre têm o depósito de fichas ou o local para inserir o cartão no lado direito; em bancos e repartições públicas, normalmente as canetas presas por cordões ficam do lado direito, dificultando o ato de assinar para o canhoto. Sem falar que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito; instrumentos musicais de corda, como violões e guitarras, também são projetados para os destros. Os canhotos precisam aprender tudo invertido...

Da minha vida de estudante ficou a lembrança (felizmente não fiquei com trauma) da repressão dos professores ao uso da mão esquerda.

E ficam as questões:

Desde criança o canhoto aprende a fazer o Sinal-da-cruz com a mão direita e por que não o contrário?

O hábito de cumprimentar uma pessoa também é feito com a mão direita, quem convencionou isto?

Ressalva importante: felizmente o canhoto pode acenar com a mão esquerda!

E as superstições com os canhotos?

• Os Esquimós acreditam que todos os canhotos são feiticeiros poderosos.

• Em Marrocos acredita-se que os canhotos são demônios ou pessoas malvadas.

• Cuidado com as pestanas que caem: se for do olho esquerdo, acontece algo mau.

• Usar a mão esquerda, no Irã, é considerado uma atitude desonrosa. Assim. Quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.

• Se for do lado direito, algo bom. Isto é coisa de chinês.

• Comichão na palma da mão direita significa receber dinheiro. Se for à esquerda, claro, vai perdê-lo!

• Quando a pessoa está passando por um dia péssimo, diz-se que ele acordou com o pé esquerdo.

• A expressão “entrar com o pé direito para dar sorte” é universal.

Com tantas superstições por que uso da aliança na mão esquerda, após o casamento?

Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava. Cerca de 2 000 anos depois, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição. Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. "A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Fonte: Revista Galileu N° 212.

Finalmente uma informação positiva para os canhotos! E viva os canhotos!

Em 29/04/2011

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 13/06/2011
Código do texto: T3033038