Viva Santo Antônio!

Santo Antonio, o santo padroeiro dos solteiros!

"As Festas em Junho vão além da celebração; elas formam a história de um povo ao interagir as civilizações como em uma colcha de retalhos formada pela cultura intrinseca em cada um, e, reformulada no seu processo civilizador!"

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Das festividades em honra de Santo António, realizadas em Lisboa no século XVII, as touradas e o teatro eram considerados os divertimentos de maior agrado popular, com multidões a deslocarem-se ao Rossio e ao Terreiro do Paço, onde decorria o arraial e a feira e se armavam os palanques de madeira para a Tourada de Santo António, efetuada, ao que parece, desde os finais do século XVI, primeiro no Terreiro do Paço e depois no Rossio.

Anteriormente, as celebrações restringiam-se aos importantes atos litúrgicos, passando depois a comportar manifestações como a tourada e outros divertimentos: cavalhadas, música, danças, pantominas e fogo-de-artifício; festejos que contavam com grande adesão popular e que cessaram após o terramoto de 1755.

Reconhecido como o protetor das moças solteiras, muitas eram, segundo a crença do povo, as fórmulas usadas para granjear os favores do santo: deitar a imagem de Santo António a um poço, mergulhar a imagem de cabeça para baixo nas águas do mar, amarrar a imagem à perna de uma mesa, deixá-la ao relento ou com o rosto voltado para a parede.

Faziam-se, mesmo, cartas por escrito, copiadas de vários opúsculos populares, que continham os pedidos já redigidos, conforme os casos e a preferência de cada um. Havia, até, quem fizesse dessa prática um verdadeiro ofício, copiando para o respetivo papel os pedidos dos crentes, a maioria jovens solteiras.

Faça o seu pedido:

Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio. O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno.

Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:

Confessei-me a Santo Antônio,

confessei que estava amando.

Ele deu-me por penitência

que fosse continuando.

Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar!

Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.

No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.

O padroeiro de Piracicaba e de várias outras cidades paulistas é Santo Antônio, por isso, nestas várias cidades no dia de hoje, o feriado acontece!

# Pesquisa feita no livro de Soledade Martinho Costa