SAUDOSISMO
SAUDOSISMO
“Oh! QUE SAUDADE QUE TENHO DA AURORA DA MINHA VIDA, DA MINHA INFÂNCIA QUERIDA QUE OS ANOS NÃO TRAZEM MAIS”... ( Casimiro de Abreu)
Tenho saudade dos valores como respeito, dignidade, compromisso, ética, parceria, que foram substituídos por violência, impunidade, corrupção e despreparo em nossas escolas.
Tenho saudade do tempo em que as escolas públicas, pela sua qualidade de ensino, eram cobiçadas por toda a comunidade e a escolas particulares, com raras exceções, eram rotuladas de “fábrica, pagou, passou”.
Tenho saudade ao lembrar que o aluno, ao sair do antigo primário sabia ler, escrever e interpretar e conseguia desenvolver uma atividade, que hoje o aluno de nível médio não consegue por falta de preparo
Tenho saudade das competições esportivas inter-colegiais, das gincanas, dos desfiles da primavera atividades que rendiam tantos saldos positivos na vida do aluno
Tenho saudade do status de autoridade dos nossos professores; ai do aluno que desrespeitasse um professor!. Era punido e, conforme o agravo, era até expulso. O inverso de hoje.
Tenho saudade do tempo em que os pais encontravam tempo para marcar presença na escola em qualquer horário ou nas Associações de Pais e Mestres, preocupados com o presente e o futuro do seu filho.
Tenho saudade do tempo que tínhamos quatro meses de férias (dezembro, janeiro, fevereiro e julho), e o ensino tinha boa qualidade.
Tenho saudade do tempo em que os pais se sentiam tranqüilos no período em que seus filhos estavam na escola, por ser um lugar seguro.
Tenho saudade ao lembrar que a escola pública tinha um prédio bem cuidado, tanto quanto ou mais que uma escola particular
Tenho saudade mesmo! E pior, tenho pena do professor e do aluno de hoje, que apesar do avanço da tecnologia e das reformas pedagógicas, não têm uma educação de qualidade para se preparar para a vida.
Salvador, 04 de junho de 2011
GSpínola