Por exemplo

Por exemplo

 

 

- Por exemplo – disse ele – temos três colheres nesta casa, mas somente esta é para a aveia. Você despeja o saquinho de aveia nesta xícara, quase até a metade, depois enche a xícara de leite, quase até a boca, daí coloca o açúcar, entendeu? Três colheres. Veja a colher de novo.

 

Ela disse:

 

- Bem, acho que você nunca participou de um site de relacionamentos, certo?

 

- Nunca – desferiu ele – decorou qual é a colher? Não haverá problema para distinguir xícaras, pois só existe uma. Na hora de dormir eu bato palmas três vezes e você aparece com a aveia.

 

A moça deu uma volta pelo apartamento enquanto ele organizava os talheres, assoviando. Ao retornar ela disse:

 

- E sexo?

 

- Vamos ver as toalhas – volveu ele – sexo é uma coisa muito particular. Ninguém deve se meter na vida dos outros. Agora, por exemplo, temos três toalhas, uma verde, uma azul com um periquito e uma bege desbotada. Ah, essa toalhinha é para ficar em cima da TV.

 

- Eu acho – disse ela – que você está um tanto equivocado.

 

- Não estou não – atalhou o homem, dobrando as toalhas – dobre aquela ali, preciso ver se você está apta.

 

Ela pôs a mão na cintura, olhou-o fixamente e então exclamou:

 

- Quer saber de uma coisa? Vá à merda! Estou indo embora!

 

Dito isso rodopiou sobre o próprio eixo e dirigiu-se à porta.

 

- Ei! Aqui não se fala palavrão – avisou ele – e depois, eu ia lhe pagar um salário.

 

Ela parou, voltou-se, e, ainda com a mão na cintura, indagou:

 

- Quantos dias da semana?

 

- Por exemplo – expôs ele – se forem segunda, quarta e sexta, você não precisa aparecer no sábado. Se forem terça, quinta e sábado, no sábado você dorme e vai embora no domingo, combinado?

 

- Antes ou depois do almoço?

 

- Isso não importa – esclareceu ele – aos domingos eu saio cedo e vagueio pelas ruas, praticamente como um fantasma.

 

(Imagem: Wassily Kandinsky, "Efeito Elemental", 1924)

 

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 17/05/2011
Reeditado em 24/11/2021
Código do texto: T2975499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.