Rodízio de técnicos
Que os técnicos de futebol mudam de time como quem muda de camisa, todo o mundo sabe, mas será que isso não influência os jogadores emocionalmente? Durante o campeonato brasileiro, o rodízio de técnicos é muito grande e isso transtorna os torcedores que de certa forma alimentam os clubes indo aos estádios, comprando suas camisetas e participando ativamente de todas as decisões do clube.
Na Europa, os técnicos raramente são afastados no meio da temporada. Isso por uma questão de principio. Não se pode considerar um time perdedor até que a temporada termine. Os técnicos têm poderes supremos de tomar decisões que vão influenciar a vida dos jogadores. A diferença começa pelo nome. Aqui no Brasil são chamados de professores, treinadores, na Europa são os gerentes do clube.
Na casa dos setenta anos de idade, o grande Sir Alex Ferguson está no comando de um dos melhores times do mundo (Manchester United) há 25 anos. Ao longo destas duas décadas, o clube viveu muitos momentos de glória, venceu quase vinte campeonatos, ganhou a liga dos campeões, a taça da Inglaterra entre outros títulos. Toda essa história deve-se aos jogadores que por ali passaram e até hoje atuam no clube, mas certamente, a maior parte do bolo se deve ao grande administrador do time.
Experiente, confiante e ousado. Essas são algumas das suas qualidades como técnico de futebol. Sir Alex Ferguson abriu as portas para muitos jogadores. Exemplo disso é o segundo melhor jogador do mundo segundo a FIFA (Cristiano Ronaldo). O português que hoje atua no Real Madri na Espanha, já foi apontado como o melhor na liga inglesa, deixando para trás Wayne Rooney que até então era o queridinho da torcida.
A cara de um clube é o técnico. Se o técnico se sente em casa, confiante com seu trabalho, então os jogadores também se sentirão assim e os resultados virão. Quando se tira do tabuleiro a peça essencial do jogo por que ago deu errado, então interrompemos um trabalho continuo e causamos assim frustração nas pessoas. Isso sem dizer que quando o novo técnico assume, ele leva meses para conseguir mudar as táticas que até então vinham sendo usadas.
O futebol brasileiro é o melhor do mundo, sem dúvida, mas ainda há muito que ser feito nos bastidores. A individualidade dos jogadores brilha mais do que o time em si. Exemplo disso foi a Libertadores de 2011. Poucas vezes o Brasil foi representado por apenas um time nas semi-finais. Uma vergonha para todos nós.