A difícil arte de cativar amigos

Para quem não leu O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, não precisa ficar com vergonha. Leia depois de adulto.

Para quem já leu, releia.

Entre tantas histórias ficou marcado na minha cabeça a pequena fábula entre a raposa e o príncipe que tentavam uma amizade verdadeira. Era algo difícil, mas que aos poucos os laços da fraternidade apertaram-se sobre os personagens de tal forma que já não eram capazes de desatar.

O pequeno príncipe escolher a raposa.

O livro não é explícito no porque desta escolha e nem o que o garoto viu no animal para querer para si como amigo. Mas quero me aprofundar neste dilema de escolher uma amizade.

Primeiro. É possível escolher de quem você é amigo? Ou será que eles apenas surgem. A última opção parece tentadora e a mais próxima da realidade. Você começa a sair com uma pessoa e aos poucos você vê que tem alguns gostos em comum e logo descobre nele, ou nela, um amigo. Mas será que essa é a melhor forma?

Sim. Provavelmente é. Porém quanto tempo pode durar uma amizade? Se os pontos de vista são divergentes logo no início, porque será que insistimos em algo que está fadado ao fracasso? Opiniões fortes são sinônimos de personalidade forte, mas constrastes entre opiniões podem significar apenas um coleguismo que dará apenas vazão a futuras discussões.

Então quando você acreditou que sua amizade prosperava aparece outra pessoa.

Acerte em mim o primeiro tomate quem nunca perdeu um amigo por causa de mulher ou homem. Um relacionamento afetivo parece ter o poder de destruir amizades de longa data tal qual óleo em água. O novo casal ganha uma personalidade diferente e esta nova "pessoa" deseja novos amigos, seja porque os antigos não mais se encaixam ou divergem muito de afinidades.

Então onde foi parar a amizade? Onde estão as pessoas que você cativou por tanto tempo? Estaria debaixo da macieira? Estaria esperando alguém criar laços com ele/ela?

Eu não sei. E difícil você encontraria alguém que soubesse. Caso alguém diga que saiba, descofie. Mas se sua amizade esfriou e os laços não estão tão fortes como antigamente, lembre que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".