A pirâmide
..penso que a maior legado de qualquer civilização possa deixar para a posteridade, é o seu entendimento sobre a vida e seus mecanismos, registros esses que podem ser conceituados como molas propulsoras do progresso humano.
A arqueologia tem mostrado através das descobertas, que humanidade evolui coletivamente ao longo do tempo mas sem nunca perder sua própria indentidade, registro da capacidade individual do ser humano.
Refletindo sobre isso tudo, eu me encontrava novamente sentado no meu banquinho vermelho, da praça mal cuidada da minha cidade. Tinha acabado de chover e o sol timidamente apareceu e seus raios podiam ser vistos entre as copas das árvores.
A praça, como sempre, palco de um espetáculo tenebroso do descuido humano, aonde o lixo se amontoava carregado pela chuva, entupindo bocas de lobo e caracterizando assim, a situação do terceiro mundo.
Alguns pássaros gorjeavam e seu canto se misturava as buzinas e ao vozerio do povo que caminhava, vindo ou indo para o trabalho.
Aquela rolinha, agora voava com cisco no bico, provavelmente tinha abandonado os antigos filhotes à independência e seu ninho tomava forma num ramo de palmeira, perto de um poste de luz, que tinha sua lâmpada quebrada pelo vandalismo.
Eu estava lendo uma coluna sobre a arte egípcia e o som de um tropel de cascos me chamou para a realidade dos fatos.
O neguinho da favela apareceu montado num camelo, e seu sorriso veio acompanhado de curiosos que se acotovelavam pra ver melhor o grande dromedário.
O camelo se ajoelhou para que ele pudesse descer, mostrando ser manso e adestrado. O moleque me cumprimentou, sorrindo e ajeitando a bandoleira do seu fuzil, AK47. Trazia consigo noções básicas de sobrevivência na favela.
Disse que o homem azul precisava da minha ajuda, para que eu fosse testemunha dos achados arqueológicos e que precisava que eu escrevesse sobre o assunto e a situação do sítio arqueológico.
Bem, se for mesmo necessário, eu irei.
o neguinho amarrou o camelo no banco da praça e pediu que eu ficasse parado sem me mexer, que ia acionar um mecanismo de tele-transporte e que em segundos estaríamos no local da descoberta.
Ele tirou do bolso um aparato, do tamanho de um maço de cigarro, uma luzinha azul apareceu no painel, senti um solavanco e e em segundos nos encontrávamos no rio de janeiro, precisamente diante do cristo redentor,
A montanha rochosa aonde o cristo fora construido( presente do governo francês) tinha sido escavada pela prefeitura e nela foram encontrados indícios da civilização egípcia, mais precisamente o topo de uma pirâmide.
Fiquei ouvindo o depoimento do homem azul e novamente um frio me desceu pela espinha, sinal de que vinha merda por aí.
____uma pirâmide egípcia no rio de janeiro? isso significa quê......................_______melhor não tecer comentários a respeito amigo, sejamos rápidos e veremos o que vai dar.
A prefeitura isolou a área. Estavam tirando pedras e encontrando inscrições nos hieróglifos, que eram traduzidos por uma mulher de voz firme e um sotaque conhecido.
O povo se aglomerava e os vendedores de pipoca vendiam como pão quente. Algodão doce e picolés eram disputados no tapa, pois fazia calor e a polícia apareceu.
O neguinho escondeu seu fuzil numa moita próxima, assoviando o hino nacional e rindo da cara da polícia.
A globo trouxe seus jornalistas , a record alguns pastores e Dilma, a varredora de rua(nao a presidenta) juntava as folhas com sua pá de lixo, olhando curiosa para o homem azul .
A arqueóloga enfim falou para a imprensa. Disse ser o achado do século, pois antes mesmo da descoberta do Brasil pelos portugueses, ja´havia aqui uma antiga civilização, talvez a mais de 4 mil anos. Diante dos fatos e da magnitude da pirâmide, devemos encontrar múmias, sarcófagos e talvez ouro .
O vozerio foi intenso e murmúrios surgiram em torno das escavações;
Uma escola de samba trouxe a bateria pra tentar cadenciar o ritmo das escavações. Traficantes de um morro próximo, disparavam balas traçantes no céu pra registrar seu descontentamento com presença da polícia.
Enfim, conseguiram achar a porta de entrada da pirâmide.
A arqueóloga pediu uma lanterna e o homem azul estendeu sua mão aonde haviam duas, acesas com luz azul,lógico.
Entramos, eu o homem azul, a arqueóloga e o ex-presidente lula, que foi chamado no lugar da presidenta Dilma, pra acompanhar as escavações.
Descemos pelo labirinto e chegamos a uma espécie de câmara mortuária.
Um funcionário da prefeitura "meteu" a marreta na porta que caiu imediatamente em pedaços, mostrando uma tumba aonde havia um sarcófago deitado na horizontal, sobre um grande pedra preta.
O momento é solene, disse o homem azul , parecendo conhecer os fatos.
O ex-presidente posou para as fotos e com um pé-de cabra nas mãos e abriu a tampa.
Dentro do sarcófago havia uma múmia, com um livro preto em cima do peito.
______o livro dos mortos, disse o ex- presidente-------assisti um filme sobre isso, disse ele.
A arqueóloga abriu o livro e as inscrições, para o espanto de todos, estavam em português.
Diziam o seguinte......" povo de Ramsés, do alto e baixo egito.... a profecia será cumprida. Nosso povo imigrará para regioes desérticas ao norte do continente africano. Nossa permanência na américa está concluida. Deixamos esse registro e essa obra monumental pra que o povo que aqui chegar, perceba nossa rápida passagem. O motivo do êxodo( estava grifado) foi uma epidemia de dengue, que forçou o faraó a decretar calamidade pública e os escribas baixaram um decreto real convocando a saída imediata do povo. Foram em barcos construidos com Pau Brasil que mais tarde serviu de nome ao novo país."
O ex-presidente ficou eufórico. Ligou pra Dilma esclarecendo os fatos e saímos pra mostrar ao mundo a nova descoberta.
Quando saímos da tumba, assim que vimos a luz do sol, o homem azul ligou um aparelho do tamanho de um not boock.
Uma imensa luz azul envolveu toda a montanha e o tempo parou.
Ficaram apenas os operários fechando a entrada e escondendo as escavações. Em pouco tempo nada dava pra ver de diferente. O cristo redentor abria os braços ao esquecimento coletivo daquele registro.
A bateria da escola voltou a batucada, Lula voou de volta pra casa, a arqueóloga juntou suas trouxas e voltou ao museu.
A polícia debandou a populaçao, nós voamos de volta num disco voador, pilotado pelo homem azul e o neguinho lembrou que poderia ter dado uns tiros traçantes morro abaixo, pela vitória do povo brasileiro, nos registros históricos.
----perguntei ao homem azul porque impediu que as coisas viessem à tona:?
Ele me disse que nosso país precisava ser comandado pelos homens e mulheres que merecia. E que nossa história nao comportaria o progresso de uma civilização como a da egípcia, dada a realidade de uma democracia abalada pela corrupção e impunidade dos infratores.
Meditamos sobre tudo aquilo enquanto voávamos de volta.
Voltei a pracinha, a rolinha continuava a fazer seu ninho. O neguinho montou no seu camelo, sorriu e fez tchau com o braço direito, enquanto mostrava com a mão esquerda uma estátua de ouro maciço de osíris, roubado do sarcófago.
Sorri e minhas impressões ficaram, sobre a vida, o Brasil, seu povo e seus governantes. }
Talvez o homem azul tivesse razão. Talvez, não.