Desordem ordenada
Como uma nuvem que flui de forma desordenadamente ordenada seguindo de perto o movimento da atmosfera, quanto mais ignorante e ausente for uma população, mais ela será facilmente movimentada pelos interesses políticos e econômicos em uma desordem social, que o poder organizadamente estabeleceu.
Cultura, capacidade de análise, organização de idéias e poder de racionalização, são para o estado dominante empecilhos que devem ser mantidos afastados da população comum.
Para o poder, basta que estes poucos poderosos saibam pensar, ao povo basta aceitar e seguir, se não de forma ordeira e voluntária, pelo menos ordenados e intimidados pelo poder legal estabelecido pelos mesmos poderosos.
Como uma nuvem que flui de forma desordenadamente ordenada seguindo de perto o movimento da atmosfera, quanto mais ignorante e ausente for uma população, mais ela será facilmente movimentada pelos interesses políticos e econômicos em uma desordem social, que o poder organizadamente estabeleceu.
Cultura, capacidade de análise, organização de idéias e poder de racionalização, são para o estado dominante empecilhos que devem ser mantidos afastados da população comum.
Para o poder, basta que estes poucos poderosos saibam pensar, ao povo basta aceitar e seguir, se não de forma ordeira e voluntária, pelo menos ordenados e intimidados pelo poder legal estabelecido pelos mesmos poderosos.