Vídeo Belchior: http://www.youtube.com/watch?v=x3op7xVkAAE
 
Porque as pessoas tem medo de viajar de avião? Talvez porque a possibilidade de sair vivo em um desastre aéreo é pequena, ou porque você não está no comando de uma situação, onde porque não dá para gritar na hora H....Parem... eu quero descer.
Mas será que todos que estão lá dentro tem este medo? O que vem a ser o medo? Que sentimento é esse que todos trazemos desde a nossa infância?
É o desconhecido? O novo? O incontrolável? Mas posso sentir todos estes medos caminhando em um parque vazio.
O medo é um sentimento primitivo, de defesa,.Há graus de medo. Uns que fazem com que a pessoa fique paralisada. Outros ativam a adrenalina e seu instinto de um possível perigo é o enfrentamento ou a fuga....e no caso do medo de voar, a adrenalina viaja conosco à mil....mas enfrentar ou fugir, só disfarçando e quando o avião pousa com segurança, olhamos ao redor e deixamos a impressão que ¨nunca senti medo nenhum¨.....o problema é secar logo a palma da mão e olhar com surpresa para o passageiro do lado e tentar disfarçar o aroma que vez em quando algum de nós solta para aliviar a pressão na barriga.
O medo é tamanho que faz com que muitos nem sequer consigam adquirir um bilhete aéreo...e se vc passou desta fase, também tem a seguinte que é a de embarcar.
Muitos passageiros tentam disfarçar este medo depois do embarque, tomando uma bebida alcoólica que chegou de forma clandestina, outros se enchem de ansiolíticos (calmantes), o problema é chegar no destino embriagado ou precisar de uma maca para ser retirado da aeronave e só acordar num quarto de hospital, depois de muitas horas dormidas.
Já presenciei alguns casos onde determinados(as) passageiros(as) após o fechamento da porta da aeronave e a partida dos reatores...ficaram histéricos e correram para a porta principal, querendo de qualquer forma abri-la, forçando o comandante e a tripulação a retornar  para o pátio de embarque e realizar o desembarque do passageiro descontrolado.
¨Foi com medo de avião, que eu segurei pela primeira vez na tua mão¨.... letra e música de Belchior (endereço no alto da página).....O cantor provavelmente pediu à passageira ao lado que segurasse em sua mão para ter a sensação de segurança.
Existe ainda algumas pessoas que viajavam de avião e adoravam, mas que enfrentaram uma turbulência tão forte sentida dentro da aeronave que ficaram traumatizadas e passaram a ter enormes dificuldades em se locomover por este meio.
Medos à parte, quando esta maravilha da tecnologia decola, queremos o pescoço de Santos Dumond; quando ela desce, santificamos o seu nome. Afinal, quem em sã consciência trocaria espontaneamente uma viagem de 400 kms de carro ou ônibus levando cerca de 6 a 7 horas, ao invés de preferir  ir de avião e levar cerca de 45 minutos, com o conforto e poucos solavancos e, ainda de brinde, uma barrinha ou pacotinho de amendoim ou biscoito? Controle suas emoções e curta a sua viagem; todos os demais passageiros agradecem!