Correio e radio
Impressiona-me a forma como nós, seres humanos, às vezes complicamos as coisas apenas pelo simples prazer de complicar tudo. Ou será que as coisas simples ferem o nosso ego, tão inteligente e criativo?
Concordo que somos demasiado inteligentes, haja vista a quantidade de inventos que criamos: computador, avião, internet, etc. Concordo também que por conta de nossa inventividade, conseguimos solucionar uma gama de problemas. Ta certo que para cada solução de um problema criamos ao menos mais uns três, mas não entrarei neste mérito da questão, por enquanto,
Não sou apologista da mediocridade, porém a simplicidade também ajuda a resolver alguns problemas complexos.
Pensei em escrever sobre a simplicidade após ouvir de uma senhora, hoje no trabalho, a seguinte frase: “tem duas coisas que não podem faltar no mundo: correio e radio”. Achei isso fantástico! E fiquei pensando nessa bela frase um bom tempo. Então (como não podia ser diferente) me veio a idéia de este texto.
A frase daquela senhora não é bela por se só, mas pelo significado que ela carrega. Diante de tantas invenções e inovações tecnológicas, em meio a tantas transformações na vida das pessoas, em pleno século XXI, era da informatização, da internet, as únicas coisas que realmente importam para aquela mulher simples são correio e radio. E possivelmente ela não é a única a pensar assim.
É oportuno dizer que correio e radio estão entre os mais velhos meios de comunicação e apresentam baixos custos relativos por que são pouco informatizados. Mas certamente resolve os problemas de gente como aquela senhora. Isso prova que soluções simples também ajudam a resolver problemas.