Lembranças 03: O goleiro Relepa e seu sucesso no futebol

Como vivi na roça até os doze anos de idade, grande parte de minhas lembranças da infância se remetem àquele tempo. Além disso, sou um tanto saudosista, então conto com certa saudade os fatos daquela época que possuem alguma importância para mim. A exemplo destes fatos que agora narrarei, que versam sobre futebol e a rivalidade que existia entre o Arranca Toco Futebol Clube (ATFC) e o Murumbi Futebol Clube (MFC).

A zona rural onde nós morávamos era formada por um aglomerado de seis fazendas relativamente próximas umas das outras e na vizinhança quase todo mundo era parente e os que não eram tratava-se como se fossem. O micro-fundio do meu pai era uma espécie de área central onde todos se encontravam nos fins de semana, pois era lá que havia um bar, que era do meu pai, e o campo de futebol, ou seja, a diversão da área. A região onde minha família morava era chamada de Murumbi por que tinha um campo com um barranco alto bem perto que se assemelhava a uma arquibancada, então alguém viu aquilo e numa homenagem ao estádio de São Paulo, deu o nome de Murumbi e era lá onde se realizavam os torneios de futebol que envolvia os times representantes das seis fazendas vizinhas e mais algumas da redondeza.

Os torneios de futebol eram o ápice de diversão para o povo daquela região, pois era nessas ocasiões que podiam juntar as duas principais diversões que lhes eram possíveis,ou acessíveis: futebol e cachaça.

Os torneios eram disputadíssimos, os times jogavam como se defendessem um titulo de campeonato brasileiro, mas a disputa era mesmo acirrada quando jogavam ATFC X MFC. Esse era o jogo mais esperado, pois existia grande rivalidade entre os dois times. O mais interessante é que essa rivalidade era familiar, pois o MUF era “dirigido” por meu irmão Fabio e o ATFC era “administrado” por meu primo Jenivaldo. O Murumbi pegava fogo quando esses dois se encontravam em campo!

Mas existiam outros protagonistas nesses torneios a exemplo deste tosco escritor que na época de áureo futebol era chamado de Sarna por que não desgrudava do jogador que estivesse com a bola, tinha também o meu irmão que de tão rápido era chamado de Tatu. Alem do grande goleiro Relepa (não pergunte o porquê do nome, pois nem eu mesmo sei!) que foi entre os jogadores daqueles torneios, o que mais obteve sucesso como jogador de futebol, pois chegou a ser “contratado” por um time aqui de Itabuna (o Janisaros Futebol Clube) para disputar o Campeonato Iterbairros.

Taciturno Calado
Enviado por Taciturno Calado em 15/02/2011
Código do texto: T2794370
Classificação de conteúdo: seguro