Éramos felizes e nem sabíamos - RPG
Éramos felizes e nem sabíamos - RPG
Pedro Moreno (www.pedromoreno.com.br)
Esses dias atrás, eu jogava uma mesa de RPG capitaneada por um amigo meu de longa data. Nossos personagens já estão um pouco mais evoluídos e nos afundamos em lutas (dentro do jogo!) cada vez mais intrincadas e difíceis. Ao pedido do mestre levei um mapa quadriculado para acabar com as eternas indagações de “Onde eu estou? ou “Quem está perto de mim?”.
Quando eu trouxe o mestre sorriu e disse que traria o mobiliário do Hero Quest para completar o cenário...
Bateu aquela saudade desse famigerado jogo de tabuleiro distribuído pela Estrela. Qual RPGista que era criança na década de 80 não tinha um desse? Caso não tivesse já tinha ao menos jogado na casa de um amigo ou sonhava poder jogar com o Mago, o Elfo, o Bárbaro ou o Anão.
Nosso mestre contou que seu jogo estava completo e com todas as expansões lançadas (Lembram da Armadillha em Keelar's Keep e O Retorno de Witch Lord?). Contei para ele o preço que pagam. No Mercado Livre você encontra um Hero Quest por pelo menos R$ 500,00. Eu tinha um, acabou por sumindo um orc aqui, um goblin ali, quando vi sobraram poucas coisas.
Sabem porque faltam tantas peças? Eu joguei bastante o Hero Quest, até descobrir o RPG, comprei o First Quest (Aquela forma de jogar AD&D para iniciantes) e deixei de lado o tabuleiro porque não era RPG. Fui tolo. Na minha frente estava o início de tudo e o deixei de lado por julgar que o RPG tinha que haver interpretação e o Hero Quest não tinha essa característica.
A questão é: O que é RPG? Hoje nós consideramos tantas coisas como RPG sem pensar. Vemos o D&D 4.0 voltado apenas para o combate com miniaturas e os classificamos como Roleplaying. Também há os MMORPGS, ou você interpreta seu personagem em um jogo virtual? Nos dias de hoje qualquer jogo no qual os personagens evoluam entram na categoria RPG.
A verdade é um pouco mais dolorida. O Hero Quest não tinha interpretação por minha culpa. O que me impedia de interpretar os personagens era o fato de não conhecer o RPG a fundo como conheço hoje, é possível usar o Roleplaying até em Banco Imobiliário!
Quando tenho tempo reviro meus brinquedos velhos a procura de orcs e goblins perdidos do Hero Quest enquanto junto um dinheiro para poder comprar de novo o meu antigo RPG.