"É muito melhor arriscar coisas grandiosas,"...

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas,..”

Theo Padilha

Devemos sempre tentar o melhor. Buscar novas aventuras com os pés no chão. Crescer e até ajudar quem precisa.

Eu desta vez andava envolvido com amigos políticos. Este envolvimento já vem de muito longe. Pois tive o orgulho de trabalhar nas empresas de três prefeitos de minha cidade. Tanto que nasceu a ideia de ser vereador. Como era professor num bairro do meu município, consultei meus pequenos alunos que logo disseram que eu seria eleito. O meu partido seria do Ratinho JR. Nossa! Só isso já me dava um puto de um status. Arregacei as mangas e fui à luta. Pois não tinha dinheiro. E de cara tive que ir até Londrina, na Polícia Federal, provar o meu nome. Era um nome simples. Depois da filiação veio a campanha. Gravamos até vídeo de campanha. Eu tinha vergonha de pedir votos. Minha propaganda não era em cores. Mandei fazer mil “santinhos” e acabei ganhando mais mil do amigo gráfico.

O que eu mais gostava era de ser anunciado pelo mestre de cerimônias. Ele estufava o peito e berrava no palco:

— Senhoras e Senhores com vocês este jovem baluarte do norte pioneiro! Professor Theo Padilha!

Eu entrava correndo e jogando santinhos para os eleitores que cobriam a Getulio Vargas. Ninguém falava nada, só o candidato a Prefeito podia falar. Eu ouvia algumas palmas, principalmente de minha filha. Que depois disso corria catar os santinhos que joguei. Um dia até entortou o dedo. Ao ser pisoteada por um malandro quando catava o papel. Que seria reaproveitado!

Moral da história - tive seis votos. Mas pelo partido fui suplente de vereador.

Daí a frase de Theodore Roosevelt: “É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória mesmo expondo-se para a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem sofrem muito, nem gozam muito, pois vivem nesta penumbra cinzenta que não conhece vitoria nem derrota.

Joaquim Távora, 7 de fevereiro de 2011.

Theo Padilha
Enviado por Theo Padilha em 07/02/2011
Reeditado em 07/02/2011
Código do texto: T2776826
Classificação de conteúdo: seguro