O que você quer da vida?
O que você quer da vida?
Essa é realmente uma ótima pergunta.
Eu também acho que não há nada de errado em não saber o que se quer fazer da vida. Na verdade não há nada que a vida possa nos oferecer que esteja longe do esticar dos nossos dedos. Basta buscar sem nunca se esquecer de viver. O segredo talvez esteja ai, buscar algo que queira da vida. Uma pessoa, um status, um sabor, uma paisagem, uma melodia sem nunca se esquecer de viver enquanto buscamos.
Não fazer de nossa busca uma obsessão, pois quando isso acontece pisamos no próximo e desvalorizamos a vida. Valorizamos de mais o objeto de nossa busca.
O que quero da vida?
Um luar no Sena, uma pizza em Nápoles, uma escalada nas pirâmides em Gisé, caminhar por sobre a muralha da China. Ver os corais de Fernando de Noronha e navegar pelo amazonas. Um bom vinho italiano, um churrasco no sul. Ver o sol nascer no mar, caminhar tranquilo e sem destino na próxima chuva...
No final, apenas o que quero da vida é vive-la. O que todos queremos da vida é viver. Intensamente.
E no fim desta sentar na varanda com netos em volta e descrever tudo que os olhos viram no Coliseu, ou de cima da pirâmide, ou debaixo das aguas de Fernando de Noronha.
Poder dizer após tantos anos que ainda não tem certeza do que é feito o amor, mas sabe que o sentiu e viveu de todas as formas. Amou de todas as maneiras que se pode amar.
Entender enfim que o viver é crescer e envelhecer. E como disse C. S. Lewis, não é mudar de um estado para o outro, e sim, acumula-los.
É ser criança.
É ser criança e adolescente.
É ser criança, adolescente e adulto.
É ser criança adolescente, adulto, velho. E ainda poder dizer o que quer da vida.
Pois idade, como disse Mário Quintana, só há duas. Ou se estar vivo, ou se estar morto. E nesse ultimo é idade de mais.
E ouso acrescentar que neste último não há nenhum querer.