Toca Propé
 
Tenho aqui as minhas dúvidas. Melhor ainda, tenho a minha certeza: nenhum de vocês lendo esta crônica sabe o significado desta expressão. E nem adianta pensar que irá encontrar a resposta no dicionário. Porque se achar alguma coisa, certamente não será o significado real. Pode até encontrar, toca, por exemplo. Que tanto pode ser um esconderijo como alguma conjugação do verbo tocar.E quanto ao tocar, verbo, pode ser muita coisa. Um instrumento. Uma superfície. Fazer algo ir para frente, seja um negócio, seja um boi. Ou uma boiada. Só que nada tem a ver com isso. E Propé, pior ainda.
.

E antes que  o mistério  seja  o decifrado ainda pergunto: uma gaveta pode ser uma toca?

Fui fazer uma ressonância computadorizada. Instalações de primeiro mundo, motivo de orgulho e segurança. Certamente ainda vou escrever detalhadamente sobre isso. Mas o assunto agora é outro. Após um tempo mínimo de espera fui conduzida para um pequeno cômodo para me trocar e ali deixar os meus pertences, trancados em uma gaveta. Ali, um grande espelho e um móvel com gavetas profundas e confortáveis. Em cada uma, do lado de fora, um adesivo – camisolas/calças e camisas/roupas infantis/e...Toca Propé. 
 
 
Aí está a dica: é algo que se usa em um Centro de Imagens de altíssimo nível. Bem, eu não resisti e olhei,  mas sinceramente já havia decifrado – ali estavam guardadas as toucas para a cabeça e protetores para os pés (que eu não tinha idéia de que fossem também chamados de toucas). Toucas para os pés.
 
 
.