Até quando?
Olho para o céu pela janela do meu quarto e vislumbro um dia claro, sol dispontando e nenhuma nuvem traiçoeira que possa mudar esse quadro de perfeita harmonia, apesar da forte chuva do dia anterior. Sinto o cheiro do café invadindo o meu olfato, nada melhor para despertar depois de uma noite tranquila de sono. Caminho em direção a televisão, quero me conectar com o mundo, saber das noticias, coisas que aconteceram enquanto dormia, mas ao degustar o primeiro gole do precioso café me espanto com as imagens que vejo, rios de lama, casas soteradas, carros empilhados, árvores arrancadas pelas raizes, um caos, o que era aquilo? me ageito no sofá e aumento o volume para entender melhor, as informações são passadas de forma direta, "Mais cinco corpos são encontrados em Friburgo, agora o número já passa de 250", aquilo me deixou atordoado, o que aconteceu realmente? as reportagens continuão, "Petrópolis e Teresópolis também se encontram debaixo de lama", "mais de 2000 pessoas estão desabrigadas", pérplexo minha mente volta no tempo, me fazendo lembrar de outros acontecimentos, Santa Catarina, Angra dos Reis, morro do Bumba e agora a região serrana, paro e penso, ligo os fatos e realmente o mesmo problema a tal chamada área de risco, construções inrregulares, casas a beira do abismo sem qualquer segurança. Mas de quem é a culpa? De quem não tem a onde construir? Das ocupações desordenadas? Das autoridades que não proibem apenas condenão e não fazem nada? De quem é a culpa? Tudo acontece no mesmo periodo, e ninguem faz nada! A cada tragédia passamos varios meses lamentando e não se é feito nada! Esperamos acontecer novamente para não fazer nada! Até quando? São feito pesquisas, levantamentos, projeções, marcação de áreas de risco, e não fazemos nada! Mas é muito triste ver que ainda existem politicos que nesses momentos não assumem as suas responsabilidades e procuram tercerizar os acontecimentos colocando a culpa nos anteriores, basta! Isso tem que que acabar, fassamos o dever de casa, com tantos programas sociais dando dinheiro porque não crir um contra as tragédias, retirando essas familias destas localidades, dando condições de uma vida mais segura e feliz. Sei que tudo que vem de DEUS é sagrado, até essas chuvas que acarretaram essas tragédias, mas ele já nos avisou em diversas vezes de que isso pode voltar a acontecer, e nos mostra que temos que assumir esses riscos fazendo alguma coisa! A humanidade apenas está encurtando o seu tempo aqui na terra, consequencia de diversas atrocidades que a cada dia que se passa, só aumenta o efeito estufa, e cada vez teremos mais chuvas, mais calor, mais frio, mais neve e porque não dizer mais desequilibrio em nossas vidas!
Voltando desse meu transe, olhei para o céu novamente e pedi a DEUS que transferise um pouco dessas chuvas para minha região que é plana, para poder ajudar a quem está ajudando a essas pessoas tão sacrificadas que perderam tudo e a todos de suas familias, mas com certeza não perderam a fé em se reerguerem disso tudo. Mas para mim ainda fica uma pergunta, "Isso Vai Continuar? Até quando?