Anápolis, sua vida,seu povo
Sou um apaixonado por livros. Cada livro que leio, representa uma nova viagem ao desconhecido. Embora goste tanto de leitura, confesso que a vida nem sempre me privilegiou na obtenção de bons livros. Ora era por residir no interior, onde sempre se nota escassez de bons livros; ora era por causa da vida agitada e corrida que enfrentava. Agora, já aposentado, levando uma vidinha mais calma e residindo numa cidade grande, como Goiânia, procuro dar vazão à leitura de bons livros. Quando me interesso por um livro editado há algum tempo, recorro-me aos “Sebos de Livros Usados”que assemelham-se em muito com os grandes garimpos, onde, com certa dose de paciência e sobretudo com sorte, encontra-se quase de tudo a preços mais em conta.
Foi justamente numa dessas minhas incursões ao Sebo que consegui adquirir um livro, verdadeiro tesouro, para mim inédito, que serviu inclusive para nominar esta crônica, cujo título é “Anápolis- Sua vida, seu povo”. A autora é Haydée Jayme Ferreira, uma historiadora goiana e anapolina de nascimento, a quem não tive o privilégio e a honra de conhecer, mas que com a leitura do mesmo, tornou-se muito íntima para mim, principalmente pela perspicácia e pela maneira clara e objetiva com que teceu o conteúdo desse livro. Na verdade ela conseguiu transmitir aos seus leitores, através da pena, cenas remotas da fundação da cidade de Anápolis, com seus vultos pioneiros e homens importantes que no decorrer dos tempos, contribuíram muitíssimo para fazer com que Anápolis adquirisse a exuberância que experimenta nos dias atuais. Posso afirmar que de certa maneira fui também partícipe da história de Anápolis, pois no ano de 1.961 montamos lá uma firma madeireira, denominada de Madeireira Jataiense que ficava localizada na Av. Getulino Artiaga, próximo ao Supermercado JK. Depois disso, todas as vezes que posso, dou um pulo na antiga Capela de Sant’Anna das Antas, atualmente, Anápolis.
Anápolis tornou-se uma cidade estratégica que conta inclusive com uma base aérea que tem como missão especial realizar operações de defesa aérea no território nacional, fazendo parte também do SIVAN –Sistema de proteção da Amazônia. Além disso, a cidade de Anápolis conta também com importante Porto Seco que possui uma grande e importante infra-estrutura que dispõe de rede ferroviária que enseja o barateamento dos custos das mercadorias. Mas o mais importante empreendimento, a meu ver, é o Parque Industrial de Anápolis que tem um conglomerado de indústrias farmacêuticas, químicas e de agroindústrias em franca atividade. Por isso só, com a conclusão da pista dupla da estrada que demanda a Brasília, com a conclusão da Ferrovia Norte Sul, antevejo grande crescimento industrial para a bela cidade de Anápolis, onde os benefícios sociais terão importante papel de atrair mais empreendedores que a transformarão num dos mais importantes pólos desenvolvimentistas do país.