MONDAY MONDAY (RUA ESCOLAR)

Já que não existe melhor remédio para os males que um exercício físico comecei a segunda por descer e subir o morro. Nem era meu dia de oferecer presença, mas lá fui eu observar se tudo estava em ordem para não ser pega de surpresa. Meu receio era que pudessem de última hora mudar o dia do conselho de classe.

Mas não é que tive uma surpresa boa?! Sim... Folheando o jornal enquanto caminhava, já que caminhar em minha meia idade parece um momento de luxo com direito a um suor dos mais gostosos, para comemorar levei junto o jornal. Fala se eu existo? Apenas para garantir que o cérebro estará super ocupado visto de qualquer ângulo.

Bem... Justiça seja feita, vamos parabenizar a presidente eleita por ter se manifestado contrária a abstenção de voto do Brasil em relação ao Irã. E a notícia boa senhora Marília? Ah! Sim! É que uma aluna deu a sorte de me encontrar pelo caminho tendo seu bebê no colo e a mãe ao lado. Colocou então o filho no colo da mãe e veio falar comigo sobre trabalhos relativos ao quarto bimestre em que ficou ausente devido ao nascimento do filho. Para facilitar a vida da nova mãe fiz o que todo professor faz: Facilitei a vida da aluna:

- Minha filha, faça o seguinte. Faça uma grande pesquisa sobre a vida do John Lennon. Você não fez isso no 3º bimestre, fez? Não quero um texto em Inglês de um lado e em Português do outro. Quero a tradução com a parte em Inglês acompanhada pela parte em Português. Pedacinho por pedacinho. Mude a cor da caneta para cada língua e depois crie consultando sua pesquisa umas 20 perguntas em Inglês e Português e dê as respostas somente em Inglês. As respostas não poderão ser curtas e as perguntas deverão ser inteligentes.

Não poderia pensar em nada mais rápido e prático tirado de repente da minha cartola. E tinha que ser algo que não precisasse ser anotado, mas bem compreendido.

- Já tinha ido na escola atrás da senhora e me mandaram lhe procurar na quarta. Só isso mesmo, professora?! Quando devo lhe entregar? – Sim! Entregar no máximo até a próxima segunda. Mas entendeu direitinho, não entendeu? - Entendi sim. Olhei bem nos olhos da mãe para confirmar que esta também tinha entendido. Ela sorriu agradecendo. O tamanhozinho do bebê era a surpresa mais linda. Deus abençoe você seu baby! -Obrigada.

Satisfeita estava eu por saber que ainda existem alunos que se preocupam em dar satisfação e cumprir suas atividades. Pois o que não faltam são os exploradores de notas falsas que ameaçam professores acompanhados pelos pais munidos da mais alta ignorância. Para estes não ofereço nem as costas ou minha presença. Mas Monday é apenas o primeiro dia da semana escolar. Ainda temos todo um período de recuperação pela frente. E tem gente que ainda pensa que não sou boa e que sou muito exigente.

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 06/12/2010
Reeditado em 06/12/2010
Código do texto: T2656482
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.