Saudade!
A saudade é um sentimento bastante complicado, fica localizada em meio ao sofrimento e a felicidade. Existem diversos tipos de saudades, mas hoje em especial falarei apenas de uma, a saudade de quem amamos.
Na verdade são duas as saudades relacionadas ao amor, à primeira delas é a saudade daquela pessoa que se está amando muito, vivendo momentos intensos ao lado daquela que é o amor de nossas vidas. Esta é um tipo de saudade que digamos ser boa, afinal ela surge quando ficamos dias sem se ver, essa saudade também gera certo sofrimento, mas somos confortados por saber que logo estaremos junto da pessoa em que estamos com saudade e essa certeza nos gera uma grande felicidade por saber que mesmo a distância tem alguém muito especial ao nosso lado e por saber que nosso relacionamento está caminhando bem, onde só tende a melhorar a cada dia.
O segundo tipo de saudade relacionada ao amor é um pouco mais doloroso, pois se recorda de bons momentos, passados ao lado uma pessoa que era para ser o grande amor de sua vida, mas que acabou por ir embora, essa saudade nos deixa feliz por alguns instantes, mas quando caímos na real que a pessoa não mais voltará, chegará à tristeza, com um grande vazio no coração sem saber o que fazer para conter essa saudade que teima em nos machucar sem termos nosso amor para nos consolar, sofremos muito.
Os dois tipos de saudades relacionados ao amor têm os mesmos sentidos, ambas nos passam o sentimento de felicidade e de sofrimento. Embora as ordens sejam trocadas no primeiro tipo de saudade o sofrimento vem primeiro e logo em seguida a felicidade que nos conforta por termos nosso amor ao lado, já o segundo tipo observa-se em primeiro lugar a felicidade por termos boas lembranças dos momentos passados ao lado de quem amamos e por fim nos vem o sofrimento por não termos mais nosso amor ao lado, e isso deixa um sentimento muito doloroso a quem ama e não é correspondido.
Com essa abordagem feita sobre a saudade conclui-se que a mesma saudade gerada pelo amor tem sentidos completamente antagônicos, uma serve de consolo porque temos ao lado uma pessoa muito especial que sabemos que apesar da distância teremos ao nosso lado muito em breve, já a outra nos gera um grande sofrimento, afinal teremos apenas lembranças boas que nos faz sentir saudade e muita falta de um grande amor que se acabou pelo menos pela pessoa que amamos. Com isso a saudade pode ser muito boa ou muito ruim, depende da situação em que te faça sentir saudade.