PUTA É PALAVRÃO?
A PUTA
Quero conhecer a puta.
A puta da cidade. A única.
A fornecedora
Na rua de baixo.
Onde é proibido passar.
Onde o ar é vidro ardendo.
E as labaredas torram a língua.
De quem disser:Eu quero a puta
Eu quero a puta quero a puta.
(Carlos Drumond de Andade)
Quem assiste a novela Passione, na Rede Globo, ouve a personagem de Aracy Balabanian (Gema), dizer a todo momento "aquela troia". Que nada mais é que "puta" em italiano. Que pode ser também "puttana" ou "bagascia".
Na Mitologia romana, Puta é a deusa menor da agricultura.
O nome vem do latim e seu significado literal é poda. As festas em honra a essa deusa celebravam a poda das árvores e, durante esses dias, as sacerdotisas exerciam um bacanal sagrado, prostituindo-se em honra à deusa. Daí o termo "puta" popularizou-se em muitos países latinos.
O Aurélio define: "Puta [Do lat. putta) = menina. Chulo = meretriz, mulher devassa, libertina." Em Portugal puta ainda significa menina. Aqui no Brasil, com o costume de denominar as prostitutas de "meninas", a palavra puta adquiriu a conotação de prostituta.
Palavrão ou não, a palavra puta é conhecida desde o tempo de Maria Madalena . Zonah em hebraico. Courtisane ou belle-de-nuit, em francês. Bitch em inglês. Putana em espanhol. Em qualquer língua, a prostituta sempre carregou o sentido do pecado.
Mas, aos poucos, a palavra foi sendo incorporada às expressões da língua portuguesa e acabou perdendo, um pouco, o sentido original. Serve, hoje, até como elogio! "Você fez uma puta compra" (beleza), "Estou com uma puta dor" (intensidade).
Temos ainda o antigo "filho da puta", que hoje parece foi trocado por "filho da mãe". Só nunca entendi porque sempre a mãe. E o pai? Deve ser porque tentar xingar alguém de "filho do pai", não ofende. Resquícios de uma sociedade machista... Até Deus é "pai"! Porque Ele não pode ser mãe?
E tem uma coisa que não entendo: porque o Governo legaliza a prostituição como profissão, se a palavra continua sendo palavrão? Somos uma sociedade mascarada, onde dizer "foda-se" é mais feio que conviver com a miséria... A meu ver, dizer "puta merda" é mais bonito que ser um "político de merda" ou um "puta ladrão político". Pior de tudo é que a gente se conforma com essas aberrações distorcidas...
Vocês sabiam que a palavra puta tem também um lado gastronômico (sem malícia!)? Em Goiânia, tem o “Arroz de puta rica”, feito com açafrão, pedaços de frango e linguiça, costelinhas de porco, azeitonas e cebolinha. Ganhou esse nome porque era o preferido de uma das cafetinas de Goiás. No Rio Grande do Sul temos o "Arroz de China Pobre" (arroz com lingüiça). Na RBS/RS tem um programa de culinária o "Anonymus Gourmet", que criou também o "Arroz da China Rica" (nesse caso o arroz com linguiça é enriquecido com tomate, champignon e um cálice de champanha). Devido ao sucesso, criaram o "Arroz da China Emergente", que vai ao forno, com alcaparras, nata e... frango desfiado! Frango?! É isso aí. De tanto aparecer na TV, a china ficou meio metida a besta e, hoje, a maioria delas não come carne vermelha.
A palavra "china" no RS também tem a conotação pejorativa de "puta". Mas isto é assunto para outra crônica...