ARGENTINA 1, BRASIL 0
E o Brasil perdeu para a Argentina, 1 a 0, gol de Messi.
Diante desta derrota, principalmente para a Argentina (é horrível perder para a Argentina), poderíamos pensar: “Vamos de mal a pior”, no entanto, após o jogo percebemos que nossa seleção esta no caminho certo.
É claro que precisa de alguns ajustes, mas, mostrou muito mais futebol que a seleção montada por Dunga, a princípio parece estar no caminho certo.
O jogo foi igual, um empate seria de bom tamanho para ambas as equipes.
O Brasil foi melhor no primeiro tempo já a Argentina equilibrou no segundo jogando um pouco mais que nossa seleção.
Mesmo com vários desfalques, principalmente no ataque, a Argentina procurou o jogo e, capitaneada por Mascherano, não se intimidou diante da seleção brasileira.
Já a seleção brasileira fez um bom primeiro tempo, com Ronaldinho escalado no meio campo o time teve uma transição rápida entre defesa e ataque. Ronaldinho ainda arriscou alguns lançamentos sendo, o jogador brasileiro que mais finalizou a gol no jogo. Ronaldinho apesar de não estar jogando constantemente no Milan, apresentou-se muito bem no jogo, jogando acima das expectativas, sendo, mais importante que Robinho e Neymar. É claro que não chega nem perto daquele Ronaldinho que fez o mundo se render aos seus pés, mas, o futebol apresentado por ele foi razoável, pois, além de tudo demonstrou vontade de jogar futebol auxiliando até, em algumas situações, na marcação do adversário.
Robinho, o pior do jogo, fez o que mais está fazendo atualmente no Milan, errou passes, concluiu mal e se posicionou pior ainda, Robinho parece um ex-jogador de futebol, por isso, é um jogador que preocupa, afinal, está com a braçadeira de capitão e tem total confiança do técnico, no entanto destoa dos demais jogadores, pois, apresenta somente vontade de jogar e nada mais, não consegue realizar uma jogada completa, parece cansado, fora de forma, fora de ritmo de jogo, apesar de ter jogado os últimos jogos do seu time.
Neymar, outra estrela do jogo, foi mal posicionado em campo, jogando longe de Robinho e Ronaldinho e sem a ajuda dos meias, que não chegaram próximo a ele para a realização de jogadas, não fez o que se esperava, no entanto, essa deficiência foi tática e não técnica como é a de Robinho, portanto, passível de correção.
O meio campo que além de Ronaldinho tinha Lucas, Elias e Ramires, não foi mal, mostraram uma boa marcação, mas Ramires e principalmente Elias, deixaram a desejar quando foram ao ataque, uma característica marcante de ambos, embora esforçados, não conseguiram ser o elemento surpresa, tampouco conseguiram realizar jogadas com Neymar e Robinho, deixando o ataque brasileiro ser presa fácil para a defesa argentina. Já Lucas, homem de confiança de Mano Menezes protegeu muito bem a defesa, auxiliando na marcação.
Na defesa, o jogador mais fraco foi André Santos, apesar de ser um jogador esforçado, fica aquém do que se espera de um lateral esquerdo da seleção brasileira, ainda mais lateral onde já foram titulares Roberto Carlos e Branco, isso para falar dos últimos a vestirem a amarelinha e que deram muito orgulho aos brasileiros, mas, não chegou a comprometer o jogo, quanto aos demais defensores, estes, são os melhores da posição.
Daniel Alves defende e ataca com a mesma qualidade, já o novato David Luiz, mostra cada vez mais confiança, joga como um jogador experiente, Tiago Silva é um dos melhores zagueiros da atualidade e na seleção mostra a mesma qualidade que no clube. Nenhum deles teve culpa no gol argentino.
No segundo tempo, após a saída de Ronaldinho, o time perdeu o meio campo e a Argentina começou a ter a posse de bola, nada que justificasse a derrota brasileira, que veio nos últimos minutos após falha no meio de campo brasileiro e bela jogada de Messi.
Apesar da derrota, a seleção brasileira não jogou mal, tirando a deficiência técnica que Robinho está apresentando ultimamente, o time teve alguns erros de posicionamento com Neymar muito à frente, a falta de chegada dos meio campistas Ramires e Elias (prefiro Hernandes no lugar de um dos dois), e a falta de um jogador mais centralizado no ataque (que provavelmente seria Alexandre Pato caso não estivesse machucado), o que facilitou a marcação dos argentinos, mas, erros que deverão ser sanados nos próximos jogos, afinal, esta é uma seleção em formação.
Manos Menezes sabe muito bem montar um time, com esquema tático bem definido, vimos isto no Grêmio, Corinthians e agora na seleção, onde, apesar de poucos jogos o esquema da seleção já esta sendo desenhado, diferentemente da “Era Dunga” que após quatro anos de treinamento não havia nenhum, apresentando um futebol, onde todos os jogadores sabem sair para jogo, evitando jogadas violentas e chutões, com um meio de campo habilidoso que ajuda na saída de bola fazendo com que ela chegue com mais qualidade aos jogadores de frente, porém, resta somente, posicionar melhor o meio campo e o ataque para que essas jogadas se encaixem perfeitamente, isso, com o tempo certamente virá.
Por isso, apesar da derrota, não há dúvidas que, se continuarem os trabalhos da forma que está, teremos uma seleção muito forte nos próximos jogos.
Agora é só ter paciência.