Tenho exercido muito este meu direito

Toda persistência mostra o tamanho da sua vontade de conseguir chegar aonde acredita estar sua felicidade. E toda vez que chegar a algum lugar, onde supunha encontrá-la e ela não estiver lá, não fique triste, pois terá eliminado mais uma possibilidade de erro.

Erre, portanto. Você é livre para tal. E ninguém pode sentir por você as experiências que vão lhe mostrar o caminho correto. Aquele que pode fazer de você uma pessoa digna, em paz com o mundo externo e interno.

E não se preocupe. Ninguém está habilitado a lhe julgar por seus erros. Muitos vão fazê-lo, é verdade. Mas não os julgue por isto. Mostre que aprendeu a se libertar de repetições desnecessárias de lições.

Pois quando o ser pensante se põe a julgar seus semelhantes está afirmando para sua consciência que poderia fazer diferente se passasse por semelhante situação. E sua consciência diz: “tudo bem, dar-lhe-ei a oportunidade de provar isto”.

Procure, no entanto, cometer erros diferentes, para aprender coisas novas. Cometer sempre os mesmos erros leva também a perder a fé em si mesmo.

Quando aprender a não julgar nada e nem ninguém, terá compreendido a grandeza da vida. Seu mecanismo de justiça. E desta forma sofrerá muito menos.

Justiça não é a mesma coisa que vingança. Logo, Deus não castiga, dá oportunidades de ficarmos em paz conosco mesmo. A cada volta que Terra dá em volta de si mesma ele nos dá uma oportunidade de recapitular e fazer diferente.

Se entender isto vai querer prestar atenção em cada situação. E perguntar sempre o que pode extrair dali. Vai se lembrar daquele menino da sua época de colégio que dizia que não gostava de escola e vivia repetindo a mesma série e vai rir muito dele.

E, muito contrariado, vai perceber que Deus gosta de igual maneira de Hitler e de Chico Xavier. E depois de algum tempo vai aprender a sentir pena do primeiro e estimar a astúcia do segundo.

Lembra daqueles garotos da escola que achavam que eram espertos pelo fato de usarem drogas e serem brigões e que você era o bobão? A maioria deles não chegou aos trinta anos.

Quando tiver filhos, vai amar todos da mesma maneira e tratá-los de maneiras diferentes se diferentes forem. Para o bem deles, espero que assim seja.

Errar também é uma gostosa maneira de rir de si mesmo, depois de perceber que era realmente alguém muito engraçado por julgar que sempre fez tudo certo. Que aqueles que erram formam uma classe parte na sociedade.

Mas lembre-se que a sociedade sempre esquece. Ou finge que esquece. Mas você tem que ir além, tem que aprender a se perdoar para pode crescer.