Um Brasil Por Todos

EFICIÊNCIA É A NAÇÃO POR TODOS

É inacreditável como o MEC não se preocupa com os candidatos que estudaram o ano inteiro para uma prova que deu muita dor de cabeça desde o seu anúncio no ano passado, e não parou de mostrar as falhas gravíssimas de gestão de dados e impressão das provas.

Será que ninguém do MEC sabe como é intenso o desgaste financeiro, psicológico e físico, tanto para os candidatos como para todos os seus familiares e professores? Todos vivem integralmente o intenso processo do vestibular, 7 dias por semana e alunos chegam a estudar 12 horas por dia.

Será que um exame de tamanha qualidade em suas questões e que realmente estimula o concursando a aplicar a teoria no seu cotidiano merece tanto descuido?

O novo Enem ao trazer questões de vivência geral para dentro das provas motiva o aluno a responder a si próprio uma pergunta que sempre ouvi de boa parte dos meus colegas aos nossos professores, durante todo o ensino fundamental e ensino médio:

_ Para que eu tenho de aprender isto? Eu nunca vou usar equação de 2º grau na minha vida ou profissão.

Claro, cada um adequava esta pergunta à sua necessidade.

E os professores não sabiam o que responder, provavelmente porque só priorizaram o estudo das matérias que gostavam e as que não gostavam simplesmente descartaram ao se formar e em seus empregos só usaram o que era necessário para garantir o ganha pão.

Alguns professores apesar de não responderem a pergunta, declararam o seu amor ao que se propunham a ensinar com fervor e carinho. Mesmo exigindo bastante de todos os alunos, fizeram a turma também gostar da matéria que eles ensianvam pois tinham paciência em responder as dúvidas de cada um dentro ou fora da sala.

Todos agora ficam desnorteados!

Tanto as instituições que aderiram ao Enem, integral ou parcialmente, assim como alunos, professores e familiares que não sabem se haverá tempo de aplicar uma nova prova ou se as universidades voltarão com seus vestibulares tradicionais, caso esse impasse não se resolva logo.

Envio Meus Parabéns a todos os que se dedicaram e se esmeraram no preparo para o Enem, os candidatos e professores de todo o Brasil, que desde os primeiros anos de escola estudaram e ensinaram com afinco e amor, carinho e compreensão. E também as equipes de apoio e bastidores que aplicaram as provas em todos os lugares deste imenso país.

Sem esquecer da torcida de pais, mães, irmãos, filhos, familiares, amigos, namorados, cachorros, gatos, papagaios e outros tantos que racionais, ou não, sofreram junto e deram sua cota de motivação, conforto e carinho.

Se o MEC se espelhar no exemplo dos educadores das escolas de ensino fundamental que receberam um prêmio na segunda feira, por excelência em gestão, no próximo ano, o Enem será digno do esforço de todos os brasileiros, pois as questões são excelentes e a logística é boa, só precisa de cuidado e segurança na sua impressão. Porque eficiente é O Brasil por Todos.

E a todos os brasileiros que todos os dias se erguem depois de tantos baques desnecessários:

Meus mais intensos e vibrantes aplausos !!! Porque Brasileiro não perde jamais a esperança e trabalha honestamente por um Brasil justo e socialmente sustentável.

Obrigado.

08/11/2010 - 16h09

Justiça Federal do Ceará determina suspensão do Enem em todo o país

http://www1.folha.uol.com.br/saber/827282-justica-federal-do-ceara-determina-suspensao-do-enem-em-todo-o-pais.shtml

07/11/2010 - 00h34

Erro de impressão em prova de cor amarela prejudica estudantes do Enem

http://www1.folha.uol.com.br/saber/826740-erro-de-impressao-em-prova-de-cor-amarela-prejudica-estudantes-do-enem.shtml

08/11/2010 - 16h09

Abstenção no segundo dia de provas do Enem chega a 29%

http://www1.folha.uol.com.br/saber/826982-abstencao-no-segundo-dia-de-provas-do-enem-chega-a-29.shtml

Edição do dia 08/11/2010

08/11/2010 21h26 - Atualizado em 08/11/2010 21h26

Escolas e educadores recebem prêmio de gestão escolar no Rio

O ganhador do ‘Destaque Brasil’, escolhido por votação, foi uma escola de Igrapiúna, na Bahia.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/escolas-e-educadores-recebem-premio-de-gestao-escolar-no-rio.html

Elias F Mourão
Enviado por Elias F Mourão em 10/11/2010
Reeditado em 17/11/2010
Código do texto: T2607743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.