MARINA, MORENA, VOCÊ SE PINTOU?
MARINA morena, você se pintou? Não pinte esse rosto que eu gosto... E gosto mesmo de Marina, inclusive porque tem Silva no nome. Por que silva? Pelo que representa de povo, tal qual "Costa". Conta-se que no início da nossa história, com a vinda da família Real pra o Brasil, iniciaram-se os primeiros registros de nascimento no sentido de, digamos assim, organizar a casa. Os que vieram de Portugal e outros países, certamente tinham NOME e SOBRENOME. Os daqui, nem sempre. Esse registro de nascimento era feito com base nas informações prestadas pelas próprias pessoas e, diante de ausência informações importantes, colocava-se sobrenomes de acordo com o que se imaginava que fosse. Deste modo, quando uma pessoa dizia seu nome e não sabia o sobrenome, pois na maioria das vezes eram escravos, colocava-se DA SILVA OU DA COSTA. Da Silva se a pessoa tivesse sua história ligada ao interior do país; da Costa, se fosse na região litorânea. No caso do nosso Presidente Lula, isto se confirma, bem como da nossa Marina Silva. Claro que eles não são daquela época nem foram escravos, mas suas descendências são do interior do Brasil como sabemos.
Gosto do Silva no nome pela contradição que representa. Silva meio que mostra as possibilidades de ascensão social, coisa jamais imaginada no Brasil pré Getulio Vargas. Silva em Lula e em Marina são uma ducha de água fria nas elites brasileiras, principalmente aquela elite fria, capitalista, que não gosta de ver pobre em faculdade, nem com comida na mesa. Digo isto porque já existe uma elite moderna que defende justiça para todos e direitos iguais, mesmo que subliminarmente. Lula e Marina são exemplos de que só pelo conhecimento, pelo trabalho e pela competência, se quebra paradigmas. Alegam que o nosso Presidente é analfabeto. Mas Marina é Assistente Social e Professora Universitária com todas as graduações que tem direito. A diferença entre os dois foi de destino. Um nasceu no Norte e outro no Nordeste. Um é homem, outra é mulher. Um aprendeu na universidade da vida e virou Doutor Honoris Causa de várias universidades no Brasil e no exterior. A outra aprendeu com a vida, mas concomitante à formação universitária, tornou-se ícone na defesa da natureza e das causas nacionais. Um é o Presidente da República; a outra quer ser. E será um dia! No momento a gente sabe que não é a vez de Marina. Até porque o seu partido não tem a dimensão legítima do Brasil. Dizem até que nestas eleições ele, o PV estava lotado de TUCANOS disfarçados por entre as folhagens verdes do partido. Há quem diga que foi estratégia do pêessedebê no sentido de causar os danos que efetivamente causou a candidata oficial. Por isto pergunto: Marina, morena, você se Pintou? Não pinte esse rosto que eu gosto e que é só meu (dos brasileiros).
Diante do que se dissemina na imprensa, acerca disto, prefiro não acreditar, mas não podemos deixar de entender que haja uma lógica formada, inclusive sem a participação de Marina. Marina, morena, você se pintou? Não! Prefiro crer que alguns tucanos de ocasião se esconderam no PV. Se foram em grande quantidade, talvez incitaram à construção desse pensamento que você, Marina, não alimentaria.
Portanto, Marina, sei que você não se pintou. Seu rosto deve permanecer como nós gostamos: NATURAL. Até porque você não pode "sujar a água que um dia bebeu" e que, por mais suja que tenha sido, você, certamente, contribuiu para cloração. Por isto, Marina, esta seria a hora de você dizer abertamente qual o candidato que seria, digamos, "menos ruim" para os ideais do PV. Você ficou em cima do muro, Marina. É um direito seu e a gente tem mesmo é que respeitar. Menos mal porque os “pevistas” ficaram livres para declarar o voto em quem quiserem. Isto é, de certa forma, um alento.
Marina, morena, você se pintou? Em cima do muro a maquiagem fica borrada, pois o vento não dá equilíbrio a quem fica sobre no muro. No caso de uma queda, Marina, a gente não pode prever o estrago. O gesto do seu partido nos ensina inclusive a praticar a democracia que tantos falam, mas poucos exercitam. Independente de qualquer muro, Marina, a gente gosta de você, mesmo porque julgar é coisa complicada. Veja o papel de alguns pastores evangélicos e católicos de plantão: eles nunca ligaram para as mulheres que, ao tentarem aborto, morreram nas clínicas clandestinas. Melhor, não ligam para os próprios colegas contaminados pelo vírus da Aids. Todo mundo sabe que os padres que contraíram o vírus da Aids foram e ainda são abandonados nos hospitais pela congregação. Muitos deles, Marina, nem são Gays, mas são julgados como se fossem. Até gostam de criancinhas, mas isto seria outra discussão. Assim, melhor não imitá-los. Melhor respeitar sua posição do que julgá-la. Dentro de cada um há um julgamento e isto ninguém pode impedir. Expressá-lo, amiga Marina, só no dia 31 que, invertido, é 13.
Marina, morena Marina, você se pintou?