Um lugar chamado Paraíso.
 
 
 
Não faço aos outros  o que não que quero que façam a mim.Essa é a lei maior do amor, aquele que se chama respeito, não simplesmente bem querer.Muita gente já disse isso, então não é novidade.Eu mesma digo sempre, diz também Lybnitz Kaeh e outros Mestres e alguns nem tanto.
 
Do bem querer não posso ter domínio e de  domínio popular já é que o coração tem razões que a própria razão desconhece e por isso é em nome dele que a gente faz besteiras.  Mas do respeito sim. E quando não consigo ter, por interferência estranhas a minha decisão, preciso de perdão. Não do outro, mas de mim mesma porque não tem nenhuma importância ser perdoado pelo outro ou por Ele se eu não for perdoada por mim mesma. Não há penitência que dê jeito porque é a mim que o mal maior é feito. O mal do desrespeito. E sendo assim o que desejo para mim também desejo para o outro,seja lá o que for, que mal não há de fazer, pois não me quero mal embora as vezes seja tonta.
 
Tenho amigos, tenho inimigos. Ninguém é livre de a outros desagradar.Mas, se amiga eu sou, inimiga não sei ser.Nem quero me vingar. Deixo pra lá.Não tem jeito de viver de outro jeito.Se onde há um, existe a solidão.Onde há mais de um sempre aparece confusão.Mesmo não sendo de propósito, acaba sendo.E  é isso que eu quero para você: que tenha amigos e não se importe tanto com os inimigos. Que aos amigos além do respeito acrescente o bem querer porque o bem querer é o tempero para uma vida mais gostosa.
 
Sei o que valho, mas sei também o que não valho. E a todo mundo também desejo isso. O se saber quem é. Isso evitaria muito desgosto. Pra quem não se sabendo pensa que é mais. Tem tanta gente nesse mundo que posso descansar. Sem mim não fica a vida sem viver. Sem mim pouca coisa fica. Talvez uma lembrança, uma saudade. E nada mais. É por isso que sempre levei muito a sério o ditado. Se o rei está morto, ou foi deposto,logo outro é posto no seu lugar. E se nem sou rei, nem fui rainha, por que haveria de me escabelar se alguém ocupa lugar que supostamente foi meu?  Foi, deixou de ser. Tendo que sair, saio.Bem de fininho, da vida, de qualquer lugar.E assim desejo também a você, que a vida não tem parança.
 
Confio porque sou confiada. Mas sendo mineira não me assusto e por isso não caio do cavalo quando havia bem de cair. Confiada sou mas está desconfiado desde a origem do homem.Então pra que se assustar?  Mais uma vez, deixo pra lá. Sabe, as coisas que quero pra mim e pra você seja lá quem você for e nem mesmo isso me interessa  muito? Pois vou continuar dizendo. Quero que saiba bem querer e ser querido. Quero que saiba que a vida aqui é finita, estamos de passagem, uns passeando, outros nem tanto mas todos  sem saber a mesma coisa: que dia que hora que minuto ou segundo vamos pegar o trem pra viajar para o além? Portanto olhe pra trás só para aprender e nunca tragas peso do passado porque viajar com mala pesada atrasa um tanto que só viajando para saber. Ou confiando na palavra de quem aprendeu, o que poupa muita dor. Quero também outras coisas assim pra mim e pra você: que cada tempo possa ser vivido no seu tempo e de cada tempo seja possível perceber a beleza. Todos os velhos já foram jovens, mas nem todos os jovens serão velhos e a uns e outros só cabe compreender e respeitar. E até desejo a você mais do que me cabe – que possa viver todo o possível sem desmerecimento. Desejo que sua bagagem de viagem seja feita de muitas virtudes e poucos vícios porque as virtudes são leves, mas os vícios são pesados. Por isso sempre que possível retire da sua mala os vícios e coloque no lugar uma virtude. Sei que de todo mesmo a vida nunca será muito leve, eu bem sei o peso que ainda carrego embora tenha de outros me livrado. Eu até desejo que seja mais esperto do que eu ainda estou sendo.
 
Outra coisa, não se importe em seguir a ninguém a não ser a sua própria consciência. Mas como eu bem sei, e você também, pessoas adoram seguir a vida como  carneirinhos e ter um pastor, portanto cuide-se para não se transformar em um, mas se pelos seus merecimentos a sua luz for tão brilhosa que não vai conseguir impedir, cuide em dirigir essa luz pelo lado do bem. Ser pastor é muita responsabilidade. Mas acontece que muitas vezes os outros estão tão sofridos, tão desesperados, tão humilhados que não dá para ficar de braços cruzados. Então o que quero para mim nesse caso e para você também é a capacidade de ajudá-los a readquirir o amor de si próprio, que como eu já falei se chama Respeito. Pois readquirindo esse amor você pode seguir adiante tranquilo e eu também e todos que acreditam que a melhor forma de reverenciar o Criador é reverenciando sua criatura, no caso aqui, eu você e todo mundo. E haveria de ser tão bom se isto acontecesse, se houvesse um mundo de pessoas respeitosas, consigo mesmo e com o outro, com todas as coisas criadas, ah, se houvesse esse mundo eu iria chamá-lo de Paraíso.