Ato de Votar
A complexidade da alma humana é muito bem retratada no ato de votar. Vota-se por gratidão, admiração, medo, ideologia, dinheiro, amizade, ódio, simpatia, indiferença, respeito, inveja. Qualquer que seja o sentimento direcionador do voto existe uma causa, um porquê, geralmente muito forte.
O voto de gratidão é o mais nobre de todos, pelo fato da gratidão ser mais sublime das virtudes. Fuja do ingrato. Ele é o mais nocivo dos indivíduos.
Admiração e respeito se confundem no processo de votar. É o predomínio do mérito. É o voto de grandeza.
Ideologia é o predomínio das idéias dentro do jogo político. Os adeptos de cada corrente rotulam-se de esquerdista e direitista.
A compra de consciência, ou a compra do voto, é a mais vil das atividades eleitorais. O desgaste da classe política motivou em muito a venda do voto. Troca-se o voto por um colchão, uma cesta de alimentos, um cobertor, máquina de costura. O eleitor, convencido de que o resultado da eleição em nada vai alterar a sua vida, aproveita o período eleitoral para conquistar pequenos favores. Dentre desse quadro, só existe uma maneira de diminuir o impacto negativo da compra da cidadania : aconselhar que o eleitor receba o dinheiro ou objeto solicitado e vote em quem achar melhor para seu núcleo habitacional. É uma maneira de desestimular os compradores de voto.
Amizade e simpatia são votos afetivos, passionais. O eleitor nem discute as qualidades do candidato. Quanto mais os adversários apontam defeitos, maior é o estímulo para ele votar e brigar por seu ídolo.
O voto do ódio é aquele que não enxerga nenhuma virtude no candidato. Dependendo do caráter do eleitor, ele é capaz das piores calúnias e infâmias.
O indiferente nega a legitimidade do regime. Não acredita em nenhum político. Considera todos eles farinha do mesmo saco.
A inveja é um sinal de admiração negativo, mas admiração. Você só inveja aquilo que gostaria de ser e não é.
Ela gera o despeito e, automaticamente, o desejo de que o candidato seja derrotado. De público não assumirá nunca a inveja. Por mais agressivo que seja, na verdade é um sofredor.
Tenho um respeito imenso pelo voto. Milhões de pessoas morreram para que tivéssemos o direito de escolher os nossos governantes e os parlamentares que elaboram as leis que norteiam o viver em sociedade. É conquista de uma comunidade superior