VANUSA: DE FRENTE COM GABI.

Por Carlos Sena


Assistimos ao programa "DE FRENTE COM GABI", na televisão. O entrevistado foi VANUSA – uma das mais importantes cantoras da nossa MPB; uma das mais expressivas vozes da chamada Jovem Guarda liderada pelo nosso Rei Roberto Carlos.

“De frente com Gabi”, uma mulher atormentada que descobriu que estava envelhecendo; uma cantora que foi traída pela memória ao cantar o Hino Nacional Brasileiro numa cerimônia oficial. De frente com Gabi, uma pessoa para quem o glamour de ser artista famosa não lhe permitira em tempo hábil, “acordar pra vida em preto e branco”. De frente com Gabi, uma mulher ansiosa, insegura, vivendo a base de comprimidos receitados por Psiquiatra. De frente com Gabi, um ser atormentado e amedrontado com a solidão. De frente com Gabi, uma cantora que canta e compõe muito bem, mas que não se preparou por dentro, não acreditou que o tempo passa e deixa marcas no corpo e no comportamento. De frente com Gabi, uma mulher que marcou o dia Internacional da Mulher com sua canção – verdadeira ode a liberdade feminina e a garantia de seu espaço na sociedade, levando uma mensagem que exorta a mulher como sexo forte. De frente com Gabi, uma artista execrada pelos “abutres” da comunicação em função de um erro cometido no exercício do ofício de cantar, divulgado em vídeo pela internet. De frente com Gabi, VANUSA: de corpo aberto. Reconhecendo que errou, dando a “mão a palmatória”, permitindo-se à exposição do seu dilema em rede nacional de televisão. Vanusa de frente com Gabi: mostrando seu lado gente, mortal, até então adormecido pelos holofotes dos palcos mais diversos; Vanusa sozinha depois de incontáveis relacionamentos afetivos – maridos famosos, relações tumultuadas, mas filhos ajustados e por ela amados – eis o que nos demonstrou. Vanusa viva, tentando se refazer do episódio negro da sua carreira, fartamente divulgado pelo YOU TUBE. Vanusa consciente que o tempo passou, mas que vai dar a volta por cima. Vanusa que não sabe fazer outra coisa a não ser cantar, mas que precisa saber o momento exato de se despedir dos palcos, como qualquer outro profissional.
 
“DE FRENTE COM GABI” não ficou de costas pra Vanusa. Deu essa rica oportunidade para que essa excelente cantora se desnudasse diante de todos nós. Nua, pode se expor sobre seu fracasso profissional. De frente pra vida ela segue conduzindo a certeza de que tudo tem seu tempo e que nunca é tarde para recomeçar.




Carlos Sena – csena51@hotmail.com