TRÂNSITO – PRIMEIRA HABILITAÇÃO
De: Ysolda Cabral
Falando sério e muito sério mesmo...
“Se dirigir, não beba.”
“O uso do cinto de segurança é obrigatório”
“Criança só na cadeirinha e no banco de trás."
( Taxi, transporte escolar e ônibus ainda não estão obrigados. )
– Interessante!!!
E por falar em interessante... As “blitz”, realizadas pela fiscalização de trânsito no Recife, são ordenadas, silenciosas, com fiscais bastante educados e competentes, porém firmes com os motoristas irregulares como pude testemunhar em algumas ocasiões, bem em frente do prédio que moro.
Fico a matutar a razão de não se fazer também um trabalho sério por ocasião da primeira habilitação uma vez que, a maioria dos alunos das auto-escolas adquire a carteira sem saber dirigir.
Como isso é possível?!!
Alguns, conscientes e responsáveis, reconhecendo que não estão preparados para conduzirem um veículo, mesmo portando a respectiva credencial, procuram um professor particular.
Já outros, entendendo exatamente o contrário, saem por aí derrubando poste e gente, isso quando não matam ou morrem.
Alguma providência tem que ser tomada e urgentemente.
No meu entendimento não adianta o empenho das autoridades, no sentido de minimizarem a violência no trânsito, através de campanhas educativas e fiscalização em blitz surpresas, se não tiverem, também, o devido cuidado em fiscalizar o trabalho dos envolvidos na liberação de novas Carteiras de habilitação.
Minha amiga Sandra tirou a sua carteira, comprou um carro zerinho e me convidou para dar uma voltinha de comemoração.
Antes de aceitar o convite lhe perguntei:
- Você sabe fazer meia-embreagem?
E ela me respondeu:
- Fazer o quê mesmo, Ysoldinha?
É mole ou querem mais?!