VOCÊ É INFLUENCIADO PELO MARKETING POLÍTICO *
É notório que em alguns casos a união faz a força. Contudo na política isso pode até ser ruim. Uma vez que muitos são influenciados pelas ricas campanhas, as quais envolvem marketing político e acabam conseguindo muitos votos por isso. Hoje, existem os políticos profissionais, e a propaganda eleitoral deixou de ser apenas por folhetos (os santinhos) e pichações nos muros da cidade com o nome do candidato, principalmente nas cidades interioranas.
Dessa maneira, as campanhas eleitorais deixaram de ser apenas intuitivas, e de certa forma estão tornando-se mais racionais; os palpites cederam lugar à pesquisa, sejam por cabos eleitorais ou equipe especializada, agora existe toda uma estratégia na corrida pelo voto. Portanto, a propaganda política está deixando de lado o amadorismo para se tornar profissional.
Pergunto: se para ser eleito esse candidato utiliza-se de várias manobras para derrubar seus concorrentes (difamações, mentiras, falcatruas, dentre tantas outras artimanhas), ele não poderia passar você para trás para obter benefícios?
Não obstante existem várias formas de esses políticos deturparem a opinião pública e angariar votos de muitos que acreditarem nas falsas campanhas ou criarem um perfil irreal com o único propósito de lhe enganar.
Desse modo, temos que nos preocupar quanto a cairmos nos apelos das campanhas políticas e sermos influenciados apenas pelo marketing e nos decepcionarmos futuramente após o político eleito assumir o cargo.
* Rogério da Silveira Corrêa
Membro da ACEIB – DF: http://aceib-gremioliterario-df.blogspot.com/ ou http://rogerioscorrea.blogspot.com